Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Coronel Erasmo Dias morre aos 85 anos

O ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo Erasmo Dias morreu, aos 85 anos, na noite desta segunda-feira (4), de acordo com o Hospital do Câncer A.C. Camargo. Ele estava internado desde o dia 2 de janeiro em decorrência de câncer no estômago e no fígado.


Erasmo Dias ficou conhecido por comandar a invasão na PUC de São Paulo em setembro de 1977, durante um confronto dos estudantes com as forças do regime militar (1964-1985). Na ocasião, estudantes faziam um ato público pela reorganização da UNE (União Nacional dos Estudantes).

Dias foi secretário da Segurança Pública de São Paulo entre março de 1974 e março de 1979 e depois ocupou cargos de deputado estadual, federal e vereador pelo Partido Progressista (PP).

O corpo de Dias reformado do exército será levado para a Assembleia Legislativa, onde acontecerá o velório.

O coronel sempre disse que considera-se "um réu eterno" por ter comandado a invasão do prédio da PUC.

"Minha filha, no final de 1977, prestou o vestibular de Direito na PUC. Passou. Quando foi fazer a matrícula, em 1978, identificaram-na e humilharam-na de uma forma intolerável para mim, como pai", relatou ele à Folha em agosto de 2004. A filha de Dias desistiu da PUC e foi para o Mackenzie.

Erasmo Dias também afirmava ser contrário ao pagamento de indenizações por tortura na ditadura porque os presos políticos foram responsáveis pelos seus próprios destinos, pois desafiaram "o princípio da autoridade".

Ele dizia que, se ex-preso político recebe indenização, os policiais que tiveram sequelas também deveriam ser beneficiados com a lei.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet