Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Brasileiros antenados elegem o que bombou na internet em 2009

Todos os anos, alguns fenômenos tornam-se ícones da internet e viram itens obrigatórios de qualquer retrospectiva sobre universo virtual: sejam eles vídeos, sites, serviços, personalidades, frases ou fotos digitais que surgiram e ganharam espaço nos últimos 12 meses. Depois de o Twitter revelar quais os termos mais twittados de 2009, o YouTube divulgar os vídeos mais assistidos do ano e o Yahoo listar as buscas mais populares, o G1 pediu que brasileiros antenados fizessem suas próprias listas com os três itens que marcaram a web em 2009.


Abaixo, você confere a opinião desses “internautas profissionais”, que enviaram suas escolhas por e-mail ao G1. Também é possível divulgar sua própria seleção na área de comentários, que está aberta. 


André Czarnobai, 30.
Consultor criativo e autor do blog Bugio

1) Adesão em massa dos brasileiros ao Twitter, o que ampliou consideravelmente tanto o caráter social quanto as possibilidades criativas dessa rede.

2) Readability. Serviço que aumenta a legibilidade dos sites de acordo com parâmetros pré-definidos pelo usuário. Também existe no formato ADD-ON do Firefox: basta apertar um botão.

3) Obama Weather. Site que apresenta a previsão do tempo de qualquer cidade no mundo de acordo com a vestimenta do presidente norte-americano, Barack Obama

Bia Granja, 29.
Editora da PIX

1) Adesão em massa de anônimos e famosos ao Twitter, formando um caldo de cultura pop e um reality show mundial em tempo real sem precedente e permitindo diálogos riquíssimos.

2) Show do U2 ao vivo no YouTube. O uso dessa tecnologia de streaming (de novo, a vida em tempo real) cresceu muito em 2009 (shows ao vivo no YouTube, twitcam, ustream) e acho que ano que vem vai bombar mais.

3) FarmVille. Um joguinho que rola dentro do Facebook e que já engajou milhões e milhões de pessoas no mundo todo. O interessante é que ele é um jogo que não se pode jogar sozinho, você depende da colaboração e interação com outros amigos/usuários para ser bem sucedido.

Bia Kunze, 34.
Consultora em tecnologia móvel pelo Garota sem fio

1) Páginas e serviços otimizados para celulares, como sites de notícias, de música, de vídeos, bancos, lojas e blogs, por exemplo. A quantidade e variedade de páginas e serviços para telas pequenas mostram que esse dispositivo vai mesmo se tornar a principal conexão dos cidadãos com o mundo. Os notebooks ficarão nas empresas e o desktop vai se mudar para a sala de estar.

2) William Bonner no Twitter. Chamou muito minha atenção a maneira como o âncora do “Jornal Nacional” usou sua conta no início: nada de comentários ou links de notícias, como seria de se esperar. Vimos um Bonner descontraído, falando de trivialidades e até pedindo ajuda na escolha da gravata para o jornal daquela noite. Depois da explosão do seu perfil, ele percebeu o impacto de suas twittadas e ficou mais moderado.

3) TED. Quando alguém vem me dizer que "na internet só tem lixo", replico mostrando o TED. É meu site favorito há anos e continua imbatível. Agora também funciona em alguns celulares e, lógico, fiquei mais satisfeita ainda.

Chico Barney, 26.
Publicitário e autor do blog Vai trabalhar, vagabundo

1) Lucas Celebridade, um jovem cerimonialista do Piauí que vem fazendo sucesso em todo Brasil graças à força da internet.

2) Eduärdo's Scrapbook, o lugar certo para achar as coisas mais erradas já criadas pela mente humana.

3) Formspring.me. Agora que todo mundo gera conteúdo e pode virar notícia, um media training em tempo real ao alcance de qualquer um.

Edney Souza, 33.
Empresário e responsável pelo portal de blogs Interney

1) Aplicativos baseados em localização. Agora, com seu celular com GPS, você descobre onde tem bares com sua cerveja preferida, caixas eletrônicos do seu banco, pontos de táxi e outros estabelecimentos próximos. Já era uma tecnologia possível, mas em 2009 tivemos um boom de aplicações explorando melhor esses recursos, principalmente após o lançamento do iPhone 3GS e dos celulares com plataforma Android.

2) Busca Social. Páginas web, Twitter, YouTube, Orkut, Facebook, Google Reader, Delicious: com tantos espaços na rede onde qualquer pessoa pode publicar seu conteúdo, torna-se cada vez mais complexo buscar algo. As buscas sociais permitem segmentar sua busca por determinadas redes, tipos de mídia ou círculo de amigos. Em 2009, para mim aconteceu a maturidade dessa tendência com a adaptação do Google para a busca social.

3) Social Games. Provavelmente os usuários de redes sociais passaram mais tempo jogando FarmVille, Colheita Feliz, Mafia Wars e outros jogos sociais do que em outras atividades on-line. De quebra, a febre ajudou o Facebook a crescer significativamente no Brasil.

Leonor Maria Martin de Macedo, 27.
Jornalista e autora do blog Eneaotil

1) Tumblr, porque é um jeito novo de blogar. Quando surgiu o Twitter, os blogs, mesmo tendo uma função diferente, caíram um pouco em desuso. O Tumblr inventou uma nova forma de blogar com agilidade e a possibilidade de replicar o conteúdo alheio, dando os devidos créditos.

2) Busca Timão. É um pesquisador personalizado, que concentra boa parte das informações que o corintiano procura na internet. Quando surgiu, ele chamava Coringoogle, mas a empresa mandou retirar o nome.

3) Pagodados. O blog transforma as canções mais bregas do pagode brasileiro em dados estatísticos. É sensacional.

Marcelo D'Elia Branco, 48.
Diretor Geral da Campus Party Brasil

1) A Campus Party Brasil. Esse acampamento geek, que representa a maior festa da internet, reuniu mais de 6 mil pessoas participando fisicamente e compartilhando, ao vivo, todos os temas e inovações da internet. O encontro bombou na rede e foi a Top Twitter Trends de janeiro de 2009, disputando com a marca #obama.

2) 10 Fórum Internacional de Software Livre. No décimo ano de existência, o maior e mais antigo encontro físico de internautas e desenvolvedores de tecnologias livres do Brasil bombou na rede no mês de junho e teve a presença física de mais de 8 mil participantes.

3- Os usuários do Twitter, que deram um resignificado aos serviços de microblog. O serviço mudou a sua concepção original a partir de uma intervenção de seus utilizadores. Com isso o serviço explodiu no Brasil provando que a internet não é uma rede de computadores, mas uma rede de pessoas.

Wagner Martins, 30.
Sócio da agência Espalhe - Marketing de Guerrilha

1) Celebridades no Twitter. Interessantes, toscos ou “digitalmente equivocados”, o grande número de famosos aderindo ao Twitter em 2009 encheu de alegria as nossas timelines. Todo dia pudemos contar com coisas sensacionais como um relato de uma operação de vasectomia, uma troca de farpas entre concorrentes ou escorregadas no português. Uma revista de fofocas em tempo real.

2) FarmVille. Do executivo de uma grande empresa a uma adolescente de 14 anos, todos tiveram uma grande preocupação em comum neste ano: devo ou não criar uma vaca que dá leite com chocolate? O sucesso da “fazendinha no Facebook” consolidou a nossa vocação de nação digital agrícola.

3) David After Dentist. Crianças e drogas, uma combinação politicamente incorreta que só a internet é capaz de proporcionar. Na verdade não, um rolé pela Cracolândia também nos mostraria isso. Mas o menininho David, filmado pelo pai enquanto estava meio grogue após uma ida ao dentista, fez despertar aquela criança que vive dentro de nós. Deu origem uma série de mashups e paródias de mau gosto, consagrou o bordão "Is this real life?" e proporcionou um rentável negócio de venda de camisetas para complementar a renda de sua família.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet