Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

prevenção

Doenças causadas pela enchente são prioridade de autoridades de saúde

A prevenção e o combate às doenças causadas pelas enchentes são as principais prioridades das autoridades de saúde dos Estados e municípios atingidos...

A prevenção e o combate às doenças causadas pelas enchentes são as principais prioridades das autoridades de saúde dos Estados e municípios atingidos pelos temporais. Entre as doenças que mais preocupam estão a leptospirose, que é transmitida pela urina do rato em contato com a água empossada, a hepatite viral A , a febre tifoide e as doenças diarreicas agudas, contraídas por meio do contato ou ingestão da água e dos alimentos contaminados.


Para evitar esse tipo de problema, a cidade paulista de São Luis do Paraitinga, no Vale do Paraíba, vai receber 345 mil unidades de analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, xaropes e pomadas, suficientes para abastecer a cidade por três meses. O material foi encaminhado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, assim como 3,1 mil unidades de sais hidratantes e paracetamol (analgésico).

Os técnicos de vigilância epidemiológica ajudarão na identificação e controle dos locais em que esse tipo de doença pode surgir. Os médicos da região receberam orientações para identificar pessoas com suspeita de leptospirose. Os pacientes em estado grave serão transferidos para o Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, a 45 quilômetros de São Luis do Paraitinga.

Segundo a secretaria, R$ 450 mil foram liberados para a reconstrução e compra de equipamentos para os dois postos de saúde da família de São Luis do Paraitinga destruídos pela chuva.

No Rio de Janeiro, as autoridades de saúde enviaram para Angra dos Reis, o município mais atingido pelos temporais, 2 mil frascos de hipoclorito de sódio (usado como desinfetante), 40 frascos de soro antitetânico, 5 mil vacinas contra tétano e difteria, além de 100 doses de vacinas contra a hepatite A para serem aplicadas exclusivamente nas equipes de resgate.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet