Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Informática

MT ganha equipamentos por meio de programa federal

Vinte e três equipamentos de informática foram entregues pelo governo federal para quatro órgãos do Poder Executivo estadual, por meio do Programa Nacional de Modernização da Gestão e Planejamento dos Estados (Pnage). Receberam os primeiros equipamentos do programa a Secretaria de Estado de Administração (SAD), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Auditoria Geral do Estado (AGE) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE-MT).


Segundo informações da SAD, O Pnage é coordenado pelo Ministério do Planejamento, que tem como objetivo melhorar a efetividade e a transparência institucional das administrações públicas dos estados, a fim de alcançar uma maior eficiência do gasto público.

“Os principais componentes do programa são o fortalecimento da capacidade de planejamento e de gestão de políticas públicas, desenvolvimento de políticas e da capacidade de gestão de recursos humanos, modernização de estruturas organizacionais e de processos administrativos, fortalecimento de mecanismos de transparência administrativa e de comunicação e modernização da gestão da informação e integração dos sistemas de tecnologia de informação, além do desenvolvimento de uma cultura de promoção e implantação e mudança institucional”, descreveu o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr.

De Vitto explicou que o Pnage financia iniciativas de modernização da gestão pública que os estados encaminham por meio de projetos. “Em Mato Grosso, várias ações serão realizadas, como a produção dos manuais de normas e procedimentos da administração sistêmica do Estado, capacitação dos servidores dos núcleos sistêmicos do Estado, capacitação dos responsáveis pelo monitoramento e avaliação dos programas de governo, modernização da infraestrutura de TI da SAD, além da aquisição de equipamentos de informática que já estão sendo feitos”, pontuou.

Para o secretário-adjunto de Administração, Paulo Roberto Francisco da Silva, ver a entrega dos equipamentos de informática é gratificante pelo resultado de um trabalho que está sendo conduzido há algum tempo. “Vemos com a materialização deste projeto que Mato Grosso está inserido e bem posicionado nacionalmente na questão da modernização da gestão pública”. Segundo ele, o Estado está na vanguarda da gestão pública. “Outros equipamentos serão entregues para melhorar ainda mais o que já temos feito com excelência”.

Segundo a chefe de gabinete da Seplan, Carla Cristina Araújo Vasques, “as máquinas são mais que bem-vindas, já que vêm para melhorar as condições de trabalho dos servidores, agilizando a troca de informações quando preciso”.

O auditor-geral do Estado, José Gonçalves Botelho do Prado, disse que os equipamentos de informática vão ajudar a instrumentalizar as ferramentas de trabalho do órgão. “Com o concurso público, vamos receber novos auditores no estado, e por isso a importância desses computadores, que vão ajudar na condução dos trabalhos. Queremos agradecer o governo do Estado por entender que o controle interno é relevante para a gestão pública”.

De acordo com o ouvidor geral do Estado, Antonio Kato, 10 mil cidadãos por ano se manifestam pedindo informações, enviando sugestões ou fazendo reclamações na ouvidoria, então os computadores serão essenciais no contato com a população. “O trabalho da ouvidoria é feito com computadores, por isso esses equipamentos serão importantes na melhoria do trabalho, pois o governo vai prestar ainda mais serviço à população”. Ele também elogiou o programa do governo federal por focar na eficiência, eficácia e efetividade.

As informações são da SAD.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet