Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Pacientes com câncer devem ficar atentos na hora de viajar

Os pacientes com câncer que irão viajar durante o verão devem ficar atentos a alguns cuidados. Por isso, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado a Secretaria de Estado da Saúde, preparou uma série de dicas e orientações voltada especialmente para quem passa por tratamento oncológico.


Em primeiro lugar, é preciso que o médico saiba e esteja de acordo com a decisão do paciente em viajar. Estando comunicado, não há impedimento algum para que a pessoa com câncer aproveite alguns dias viajando.

Outra importante recomendação é que pacientes em tratamento quimioterápico devem proteger-se do sol com uso de filtro solar e roupas adequadas, que devem incluir chapéus ou lenços na cabeça.

Ficar atento à alimentação também faz parte da rotina de cuidados. É importante que o paciente sempre consuma alimentos frescos e de procedência confiável e beba bastante líquido.

Outra dica é não esquecer de levar todos os medicamentos que estejam em uso, assim como os sintomáticos, utilizados em caso de febre, dor e vômito, por exemplo.

É importante ressaltar que se durante a viagem o paciente apresentar febre igual ou superior a 37,8ºC (medida nas axilas) e estiver em quimioterapia, deve procurar imediatamente o serviço local de saúde ou entrar em contato com o seu médico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet