Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

CRIANDO a dengue

Casas de bairros nobres têm larvas de mosquitos em 80% das calhas

De cada dez calhas vistoriadas em Sinop, nos bairros Jardim Paraíso, Botânico e Maringá II, considerados de classe média – média alta, oito servem de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e apresentam larvas, informa a assessoria.



O coordenador da Vigilância Ambiental em Sinop, Cesário Alves Rocha, diz que as equipes de escadas da Secretaria de Saúde realizaram vistorias nesses bairros e a média é assustadora. “Vamos analisar as amostras, mas pela experiência provavelmente já são larvas do mosquito transmissor da dengue”.

Com vasta experiência na atividade, o coordenador alerta que a população precisa tomar muito cuidado com as calhas, vistoriar e fazer a limpeza. “Não adianta manter o quintal limpo e deixar as calhas cheias de focos da dengue”.

Além das equipes de escada, 48 agentes estão fazendo o trabalho de visitação e orientação nos imóveis e outros 30 agentes estão na ação de bloqueio com aplicação de inseticidas com a bomba costal. Uma quarta equipe faz a vistoria em borracharias e ferros-velhos.

Cerca de 450 funcionários da prefeitura iniciam nos próximos dias a operação “pente-fino”, em parceria com o Ministério Público e policias Civil e Militar. As equipes vão percorrer toda a cidade vistoriando os imóveis.

“Nessa ação conjunta vamos notificar os responsáveis de imóveis que estão com focos ou criadouros do mosquito da dengue e a partir daí eles podem receber multas, instauração de inquérito e até detenção, caso a pessoa mantenha criadouros no imóvel ou se recuse a receber as equipes de vistoria”, explicou o coordenador da Sala de Situação da Dengue, major Hector Péricles.
 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet