Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Prefeito entrega licenças ambientais para Comunidade 21 de Abril‏

A Comunidade 21 de Abril recebeu ontem (21-01) 13 licenças ambientais que garantem a legalidade da abertura dos viveiros de piscicultura na região. Esses tanques, que já estão sendo abertos, Daltro fazem parte da expansão do rojeto “Peixe Nosso”, que começou no Cinturão Verde do Pedra 90 em 2008.


O prefeito Wilson Santos, ao entregar as licenças ambientais aos pequenos produtores do 21 de Abril, lembrou o início do trabalho, que foi sugerido em uma conversa de fundo de quintal com um chacareiro morador do Cinturão Verde, hoje presidente da Associação dos Piscicultores da Baixada Cuiabana (Aspropeixe), Everaldo Goulart. “Estamos trabalhando para melhorar a vida do pequeno produtor. O projeto de produção de tambacu, tambaqui e agora tabatinga, vai abranger toda essa região”.

Santos também disse que para conseguir a licença ambiental, algo fundamental por legalizar a abertura dos tanques, é feito um estudo topográfico por técnicos da Prefeitura e somente após ser concluído é que se começa o processo, por isso não adiante só querer, a terra tem que ser adequada para poder abrir um viveiro.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Osmário Daltro destacou que “o objetivo é incentivar a criação de peixes nas comunidades rurais de Cuiabá, pois além de ser um alimento bastante saudável, o peixe também pode ser uma ótima fonte de renda para a agricultura familiar”, explicou.

A dona de casa e moradora há 48 anos na Comunidade 21 de Abril, Teodora Virgilia de Jesus agradeceu emocionada o incentivo. “Vai melhorar muito a vida da minha família, será um ganho a mais. Eu estou muito satisfeita”, disse. “Seo” João Acir Benin, de 64 anos, 10 dos quais no 21 de Abril, criador de gado e porco, também agradeceu o prefeito e sua equipe. “Esse tanque, os 1.000 alevinos, mais o primeiro saco de ração só vão me favorecer, me ajudando muito nessa nova etapa da minha vida”.

O projeto é amplo, pois não se preocupa apenas com a abertura dos tanques e produção, mas também em garantir a comercialização dos peixes. "É um investimento relativamente pequeno, e com pouco tempo o produtor consegue ter uma lucratividade mensal de R$ 500,00, com um açude pequeno, de 2.400 metros quadrados", afirma Geraldo Lúcio, diretor de Agricultura e Abastecimento do município.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet