Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Política BR

pac 2

Lula promete priorizar problema das fortes chuvas no PAC 2 e diz que não vai jogar “pedra” em prefeito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (22) durante evento em São Paulo que não “vai jogar pedra em nenhum prefeito nem governador” por conta das fortes chuvas que alagaram cidades pelo país e prometeu que o PAC 2,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (22) durante evento em São Paulo que não “vai jogar pedra em nenhum prefeito nem governador” por conta das fortes chuvas que alagaram cidades pelo país e prometeu que o PAC 2, que deve ser lançado em março, vai priorizar a questão e tratará “com carinho as questões metropolitanas deste país”.


- Não é possível que a cada mês de janeiro, final de dezembro, a cada Carnaval, a gente veja cidades inteiras ruírem por conta d' água. Eu não sou daqueles que culpam com facilidade as pessoas porque a gente tem a culpa (quis dizer mania) de dizer ‘a culpa é do prefeito, a culpa (..) Muitas vezes existe culpa gerencial (..)Temos de assumir compromisso conjunto, o problema é nosso.

As chuvas que atingiram diversas regiões do Estado de São Paulo desde o dia 1º de dezembro de 2009 até as 7h desta sexta-feira (22) mataram 59 pessoas, sendo nove apenas na última quinta-feira (21).

O presidente justificou a segunda fase do PAC, programa de infraestrutura que incluirá projetos já previstos no PAC 1, com execução prevista para depois de 2010 para garantir investimentos em outras áreas e projetos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O programa é visto por setores as oposição como eleitoreiro já que o próprio presidente nomeou a ministra-chefe da Casa Civil , Dilma Rousseff, como a “mãe do PAC”.

Ao lado de Dilma, sua pré-candidata à Presidência, Lula disse que a cara do Brasil vai mudar nos próximos anos e que quem o suceder já vai encontrar um “programa pronto com dinheiro no Orçamento”.

- Quem vier atrás de mim e, por questões legais, eu não posso dizer quem é e espero que vocês advinhem, já vai encontrar um programa pronto com dinheiro no Orçamento. Eu estou fazendo o PAC 2 porque preciso colocar dinheiro no Orçamento para 2011 para que as pessoas comecem a trabalhar.

Na última quinta-feira, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que também estava no evento, disse que a segunda versão do PAC será coordenado pelos ministérios da Casa Civil, do Planejamento e da Fazenda, o chamado GPAC. O mesmo grupo já coordena o PAC atual, mas o PAC 2 não contará com a supervisão direta da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O presidente participou de inauguração da nova sede do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) em São Paulo, acompanhado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Esta é segunda vez na semana que o presidente levou a tiracolo a ministra e pré-candidata do PT para participar de inaugurações no Sudeste.

Além de Dilma, estavam presente Padilha e o deputado federal Paulinho da Força (PDT-SP).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet