Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Gastronomia

regional

Barra 'Fibras do Pantanal' representará o SENAI-MT em mostra nacional de produtos inovadores

Foto: Reprodução

Barra 'Fibras do Pantanal' representará o SENAI-MT em mostra nacional de produtos inovadores
O produto ‘Fibras do Pantanal’ foi selecionado para a etapa nacional da Mostra Inova e irá representar o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MT) entre os 40 trabalhos escolhidos em todo país. O evento, que busca estimular a criatividade e o empreendedorismo entre os estudantes e colaboradores do SENAI, está em sua segunda edição e ocorrerá de 10 a 13 de março, no Rio de Janeiro. Vencedora da fase estadual da Mostra Inova, a barra ‘Fibras do Pantanal’ é composta grãos, sementes e cereais, além de castanhas e frutas do cerrado, que garantem ineditismo e característica regional ao alimento.


Produzida nos sabores levemente salgado e levemente doce, o produto tem apenas 70 Kcal (15 gramas) e atende às exigências do mercado para produtos que proporcionam hábitos de vida saudável. Entre os ingredientes regionais, a ‘Fibras do Pantanal’ contém castanhas de caju, de bocaiúva e de cumbaru, além de semente de abóbora e manga. Os alimentos característicos do cerrado, como o cumbaru, apresentam alto teor de proteína e médio de fibra. Já a bocaiúva, além de ser conhecida pelo adocicado sabor da polpa, traz quantidade suficiente de óleo para preparação de vários alimentos.
De acordo com o coordenador da etapa estadual do evento, Valdir Pereira da Souza Júnior, é grande a expectativa da equipe, ainda mais por ser a estreia do SENAI-MT na fase nacional da Mostra Inova. “O Pantanal mato-grossense tem uma diversidade ecológica exclusiva e estamos investindo nosso conhecimento científico neste trabalho que homenageia a flora regional. O objetivo foi elaborar um produto à base de frutos e castanhas, que são riquíssimos em fibras e outros nutrientes que aumentam as defesas do organismo, evitam o envelhecimento das células, mantêm normais as taxas de colesterol e de açúcar no sangue e regulam o intestino”. O coordenador aponta também a vantagem do alimento pelo alto valor nutricional e baixo valor calórico, contribuindo para dietas hipocalóricas ou para manutenção da qualidade de vida.

O trabalho irá concorrer nas categorias ‘aluno’ e ‘produto’. Além dessas duas, há também as classificações por ‘docente’ e ‘processo’. O alimento foi criado pelos estudantes do curso técnico de Alimentos do SENAI-Cuiabá, sob orientação de Carmen Adriana da Silva. A barra ‘Fibras do Pantanal’ foi o melhor produto dentre 13 trabalhos expostos na fase estadual da Mostra Inova, ocorrida em dezembro de 2009.

No evento, também foram selecionados em segundo e terceiro lugares, respectivamente, o Cálculo de Conversão Volumétrica da Madeira, do SENAI-Sinop, e a Sala Inteligente, do SENAI-Rondonópolis. E, pelo voto popular, ganhou o produto da unidade de Rondonópolis, que trouxe um protótipo de cômodo residencial com controle automatizado de energia e rede de proteção automática contra choque elétrico doméstico. Outros trabalhos expostos na Mostra Inova do SENAI-MT foram o salame de jacaré, o hambúrguer de peixe com caju, a telha de garrafa PET com pó de serra, a mochila com balança eletrônica e a bengala retrátil
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet