Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Carros & Motos

Mega-recall da Toyota chega à Europa

Mais um duro golpe na reputação da Toyota. Os dois mega-recalls convocados pela marca, que já afeta mais de 6 milhões de automóveis nos Estados Unidos, chegaram à Europa. A fabricante ainda não divulgou quantos veículos serão convocados na região, mas a imprensa local já estipula algo acima dos 2 milhões de carros. O mesmo ocorre na China, país onde fabricante fará a revisão do tapete do assoalho e pedal de acelerador de 75.552 unidades do utilitário RAV4.


E não para por ai. Na noite desta quarta-feira (28), a Toyota anunciou um terceiro recall de mais 1,1 milhão de carros nos EUA para substituição do tapete, que a exemplo do primeiro chamado da marca, pode travar o pedal no fundo do assoalho, impedindo a desaceleração. A medida da vez afeta unidades do Highlander, Corolla, Venza e Matrix fabricados entre 2008 e este ano. Nesse chamado até mesmo a GM foi envolvida. Outro modelo que pode apresentar problemas é o Pontiac Vibe, veículo montado a partir de uma parceria entre as fabricantes.

Por conta da gravidade e o enorme número de veículos envolvidos nos recalls, a Toyota paralisou temporariamente a produção e vendas de oito modelos nos EUA. Segundo comunicado da empresa, a ação entra em vigor a partir do dia 1º de fevereiro e afeta quatro fábricas nos Estados Unidos e uma no Canadá. As atividades serão retomadas somente quando o defeito no mecanismo for totalmente sanado, de acordo com informe da montadora japonesa.

Perdas

Além da imagem manchada, as ações da Toyota caíram mais 4% nesta quinta-feira (29), totalizando uma perda acima de 15% na semana. O resultado da desvalorização dos papeis da marca reflete diretamente no valor de mercado da fabricante, que já acumula redução de US$ 25 bilhões. De acordo com informe da marca japonesa, o lucro operacional mensal da empresa sofreu retração de US$ 553 milhões até o momento.

Brasil

Como a Toyota do Brasil já havia informado anteriormente ao Carro Online, a convocação tanto para os EUA como para a Europa não afeta as unidades vendidas no país, já que o Corolla tem produção local enquanto o Camry e o RAV4 são importados do Japão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet