Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Fotos ajudam inglesa a se curar da anorexia

O primeiro passo para que uma pessoa com anorexia busque tratamento é admitir que tem o problema. E isso não é tão simples de acontecer, já que simplesmente dizer ao doente que está magro demais normalmente não o faz perceber a situação. No caso da inglesa Samantha Smith, de 38 anos, a salvação foram fotos que tiradas dela mesma.


Com 1,63 m, 35 kg, cabelos ralos e usando roupas de crianças, ignorava qualquer apelo da família até que seu pai lhe mostrou, em 2008, uma fotografia recente ao lado de uma tirada quando tinha peso normal. Ficou chocada. "Parecia 30 anos mais velha e, finalmente, pude ver o que todo mundo podia: uma mulher morrendo. Queria voltar a parecer como a mulher que costumava ser", disse ao jornal Daily Mail.

Samantha passou a introduzir aos poucos mais alimentos à sua dieta e decidiu se fotografar mensalmente por 16 meses para registrar seu progresso. Resolveu também tornar seu diário fotográfico público com o intuito de ajudar outros doentes. "Graças ao diário, podia ver meu rosto mudando. Minhas bochechas estavam preenchendo, as rugas eram menos visíveis e minha pele não era mais cinza. Meu cabelo parecia mais saudável também."

Por volta de maio do ano passado, já havia voltado a usar a antiga numeração de roupa. Mas, ao longo do processo, precisou muito do apoio da família. No começo, chorava durante todas as refeições, achando que cada pedacinho de comida a deixaria gorda.

O problema começou em 2005, ano em que a balança marcou seu maior peso. "Li um artigo que dizia que beber chá verde podia ajudar a emagrecer. Então, comecei a beber duas xícaras por dia e perdi quase 6 kg em dois meses. Me senti tão fantástica que bebia cada vez mais chá." Foi aí que sua alimentação se reduziu a apenas 800 calorias por dia.

Anorexia
Segundo a Associação Brasileira de Transtornos Alimentares (Astral), a anorexia nervosa está associada à baixa autoestima e possui como principal característica a recusa em se alimentar regularmente. O anoréxico geralmente se acha gordo ou tem um medo incontrolável de engordar. Por isso, controla obsessivamente a quantidade de comida.

Considera-se doente quem está entre 10% a 15% abaixo do peso médio correspondente à idade, sexo e altura. De qualquer forma, deve-se ficar atento à privação de alimentos, mesmo que a pessoa ainda esteja dentro do peso, porque o hábito pode levar à patologia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet