Olhar Direto

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Base da Vila Salmem vai trabalhar com novo modelo de Polícia Comunitária

Um novo modelo de Polícia Comunitária será implementado na Base Comunitária de Segurança, da Vila Salmem, da cidade de Rondonópolis (212 km ao Sul), inaugurada na última sexta-feira (29.01). A integração das forças policiais com a comunidade será fortalecida com a presença de uma delegada da Polícia Judiciária Civil.


A força da comunidade materializada, por meio de denúncias contribuiu para a Polícia Civil desarticular, em 12 dias de trabalho, no mês de janeiro de 2010, nove “bocas-de-fumo”, identificar e prender autores de sete homicídios, praticados nos 38 bairros atendidos pela Base da Vila Salmem. As informações são investigadas pela equipe da Polícia Civil da Base Comunitária (1 delegada, 2 investigadores e uma estagiária) e operacionalizadas pelas Divisões de Delitos Gerais e Legislação (DGL), no caso de tráfico, de Crimes Contra a Pessoa (DCCP), nos crimes de homicídios, ambas do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC), de Rondonópolis.

O delegado Wilson Leite, coordenador do CISC, informou que desde o ano de 2006, quando o Complexo foi aberto, o trabalho de cidadania era deixado de lado e apenas feito o repressivo. Segundo ele, quando assumiu em 2009 o CISC, foi criada a Divisão de Polícia Comunitária para aproximar a sociedade das ações de polícia. O setor ficará sediado na base para facilitar a execução do trabalho.

A Base Comunitária do município vai ainda confeccionar termo circunstanciado de ocorrência (TCO), boletim de ocorrência, fazer a mediação de conflitos, palestras e capacitações, a exemplo da inclusão digital, já com computadores instalados para atender a comunidade. “Todo mecanismo que temos dentro do Cisc será levado para dentro da Base para esse trabalho de cidadania”, explica o delegado Wilson Leite.

“Há uma resolução muito grande de crimes quando a polícia passa a contar com a colaboração da comunidade e sai de dentro das delegacias”, complementa.

A delegada Adair Terezinha Pereira, atuará dentro da Base Comunitária da Vila Salmem e região. Para ela, a missão é mais um desafio em sua carreira, que tem em seu currículo atividades junto à comunidade desde a implantação da Delegacia Especializada da Mulher de Rondonópolis. “Retomo esse contato com um trabalho bem devagar, com ações sociais para ajudar nossos jovens e tira-os das ruas com o oferecimento de cursos profissionalizantes dentro da Base”, disse.

Para o presidente do Conselho de Segurança da Vila Aurora, Roberto Duarte, com mais viaturas e policiais a comunidade se sente mais segura.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet