Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Educação

INSATISFEITOS

Professores ameaçam greve e dão prazo à Seduc até sexta

Os professores da rede pública de Mato Grosso ameaçam entrar em greve e deram prazo até sexta-feira para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) atender a solicitação de audiência do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT).


A entidade quer discutir a revisão salarial, conforme acordo firmado pelo governo do Estado em 2008, além de outros pontos reivindicados pela categoria. O pedido foi protocolizado no dia 25 de janeiro. Os trabalhadores se reúnem no Conselho de Representantes nos dias 06 e 07 de fevereiro e por isso querem discutir o assunto com o secretário Ságuas Moraes (PT) antes do encontro.

"A categoria pode radicalizar caso não haja avanço no atendimento das reivindicações", avisou o presidente do Sindicato, Gilmar Soares Ferreira. Ele disse ainda que a principal reivindicação é a implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) corrigido. "É só analisar o que diz a Lei para concluir que o piso já deveria ter sido de R$ 1.132,40 em 2009 e deve ser ajustado novamente este ano", observou.

Além disso, os trabalhadores da Educação cobram o compromisso firmado pelo governo do Estado no encerramento da greve de 2008. "Ficou acordado que 60% dos recursos vinculados à educação, determinados pela Constituição Federal, seriam destinados ao pagamento de salários, mas o governo não está cumprindo", protestou o sindicalista.

Como exemplo, Gilmar Soares citou o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), do qual a Educação deveria obter 25%. "Mato Grosso é o único que não aplica o percentual desse imposto na pasta". Este, inclusive, é um dos assuntos que a categoria quer discutir com o secretário. A exigência é o repasse de parte do IRRF para a Educação retroativo a 2004.

Conselho de Representantes - Também integram a pauta da audiência, as pendências das portarias de atribuição de aulas e posse dos novos concursados. O Conselho de Representantes ocorre a partir das 9h, na sede do Sintep/MT, em Cuiabá. Na segunda-feira (08), os encaminhamentos do encontro serão avaliados na Assembleia Geral, às 14h, na Escola Estadual Presidente Médici, também em Cuiabá. Com informações da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet