Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Brasil

Simpatia é Quase Amor e Suvaco do Cristo comemoram 25 carnavais

Em 2009, a bateria do Simpatia se enfeitou com corações dourados (Foto: Rodrigo Vianna / G1)Neste fim de semana, 116 blocos animam ruas do Rio, mas dois deles são queridinhos dos cariocas e comemoram 25 anos: o Simpatia é Quase Amor e o Suvaco do Cristo.


No sábado (6), o Simpatia deve arrastar milhares de foliões na orla de Ipanema, na Zona Sul, a partir das 16h. O Suvaco do Cristo desfila no domingo (7), na Rua Jardim Botânico, também na Zona Sul. O horário não é divulgado pelo bloco, mas o período estipulado pela prefeitura é das 8h às 14h.

O Simpatia surgiu em 1985. Para comemorar um quarto de século, o renomado artista plástico Vik Muniz assina o desenho da camisa do bloco. “Esse ano vai ter enfeite no carro, chuva de papel picado, bateria fantasiada e mais surpresas” contou Tomaz Miranda, músico e diretor do bloco.

Ele também antecipou que uma flor gigante, inspirada no desenho de Vik Muniz, vai abrir o desfile. O samba desse ano será em homenagem ao centenário de Noel Rosa.

A idéia do nome do bloco veio de um personagem do escritor e compositor Aldir Blanc, chamado Esmeraldo Simpatia é Quase Amor. O bloco caiu nas graças dos cariocas.

No ano passado, o Simpatia foi acompanhado por 70 mil foliões. Segundo Miranda, o primeiro desfile contou com apenas 300 pessoas e teve uma kombi como carro de som. “E ainda sobrou camiseta. No ano seguinte tiveram que botar pra vendar a camiseta do primeiro ano, para não encalhar”, contou.

Com o calor de 40º que faz na cidade, ele deu a dica para que for acompanhar a banda: “Não pensem que cerveja hidrata, cerveja desidrata. Bebam muita água para agüentar esse calor, que vai estar senegalês”.

Nome de bloco foi inspirado em declaração de Tom Jobim

O Suvaco do Cristo também teve início em 1985 e contou com cerca de 200 pessoas no primeiro desfile. Hoje, arrasta milhares de foliões pela Rua Jardim Botânico.

“Surge de um grupo de amigos que morava no mesmo prédio, numa época que tinha pouco carnaval de rua e essas pessoas não eram do mundo do samba”, disse João Avelleira, presidente do bloco.

O nome foi inspirado em uma entrevista do maestro Tom Jobim, que reclamou do mofo dos armários da casa dele na Lopes Quintas, no Jardim Botânico, e disse que ele morava no suvaco do cristo.

O “quartel general” do bloco era na Rua Maria Angélica, que fica na direção do braço direito do Cristo Redentor. “No início esse nome causou uma celeuma com a igreja, mas era só uma questão geográfica, como é o Saco de São Francisco, em Niterói. Mas tinha nada de rebeldia, era só pela geografia”, lembrou o presidente do bloco.

Para comemorar os 25 carnavais, ele contou que pretende fazer, no dia do desfile, uma exposição de foto ao ar livre, com retrato dos momentos mais marcantes do Suvaco do Cristo. Além dissO a banda do Cordão do Bola Preta vai animar os foliões na concentração.

O samba desse ano é intitulado “Suvaco, 25 anos sem sair de cima”. “A gente gosta daquele cara fantasiado, esse que é bom. A gente pede pra todo mundo ir fantasiado, porque o cara fantasiado se despe de muita coisa, o cara que vai fantasiado muda de personalidade, para melhor”.

O horário ele prefere não divulgar, mas diz que o lema do bloco é “o galo canta, o Suvaco se levanta”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet