Olhar Direto

Quinta-feira, 23 de maio de 2024

Notícias | Educação

Senai-MT oferece 400 vagas gratuitas em cursos para jovens aprendizes

Empresas que precisam contratar jovens aprendizes podem inscrever estudantes nas vagas gratuitas disponíveis em cinco unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). Ao todo, são 400 vagas para as qualificações, que serão promovidas em Cuiabá (Senai-Cuiabá e Escola Senai da Construção), Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis. As aulas começam no dia 08 de março e as matrículas ficam abertas até o preenchimento das turmas. A qualificação integra a modalidade de ensino amparada pela Lei da Aprendizagem Industrial, que visa beneficiar jovens em busca do primeiro emprego. Pesquisa do Senai-MT indica que 80% dos jovens aprendizes conseguem efetivar-se no emprego, sendo contratados como profissionais após a conclusão do curso.


As indústrias interessadas nas vagas deverão procurar as unidades do Senai para preenchimento das turmas. Os cursos oferecidos neste semestre são: Auxiliar Administrativo Industrial, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Eletricista de Manutenção Industrial, Eletricista Instalador Predial, Mantenedor de Sistema de Automação Industrial, Mecânico de Manutenção Industrial, Operador e Mantenedor de Computador e Operador de Processos na Indústria de Alimentos.

A Lei de Aprendizagem Industrial, regulamentada pelo Decreto 5.598/2005, obriga empresas contratar jovens aprendizes em percentual mínimo de 5% do quadro total de funcionários. Pela categoria, além de participar de um curso, todos os alunos recebem no mínimo um salário ao mês durante a vigência do contrato. O perfil exigido para ingresso é idade entre 14 e 24 anos e Ensino Fundamental completo. No entanto, o coordenador da Unidade de Desenvolvimento em Educação Inicial e Continuada do Senai-MT, Mauro Fernandes, explica que áreas com atividades consideradas insalubres exigem idade mínima de 18 anos para ingresso no curso.

O coordenador explica também que, estabelecimentos de qualquer natureza, excluindo-se as micro e pequenas empresas e entidades sem fins lucrativos, devem empregar e matricular aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem. Mais informações: Senai-Cuiabá (65-3612.1700), Escola Senai da Construção (65-3611.9500), Senai-Várzea Grande (65-3688.1200), Senai-Rondonópolis (66-3421.1366) e Senai-Sinop (66-3531.2062).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet