Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Frederico Campos profere palestra na 13ª BIM sobre divisão de MT

O diretor Administrativo e Financeiro da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Frederico Campos, proferiu uma palestra no auditório da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (BIM), sobre a divisão do Estado de Mato Grosso. Frederico Campos foi convidado pelo comandante da 13ª BIM, general Guilherme Cals Teófilo Gaspar de Oliveira, para abrir o ciclo de palestras que será realizado durante todo o ano na Brigada.


Diante de um auditório lotado, que contou com a presença de militares e civis (convidados), Frederico Campos fez um relato do período em que houve a divisão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1977), ocasião que antecedeu seu governo (79 a 83).

O ex-governador iniciou sua palestra observando que a divisão do estado foi uma conseqüência de muita pressão política na época. “Mesmo com a implantação de programas sociais para desenvolver economicamente a região Norte do Estado, não foi possível impedir o ato, pois havia muita pressão política”.

Após a divisão, Mato Grosso, segundo Campos, ficou completamente desajustado economicamente. “O estado da região norte ficou com uma área com grande potencial ambiental, no entanto, com o menor recurso para investimentos, o que deixou a situação insustentável”, relata Frederico Campos, ressaltando que a partir desse período começaram as implantações de elementos básicos para o desenvolvimento de Mato Grosso, que incluía estradas e legalização fundiária como metas.

Frederico Campos comandou o governo de Mato Grosso de 1979 a 1983. “Nesse período construímos 31 mil casas populares em Mato Grosso, incluindo os bairros CPA I, II e III, e o Tijucal, além da Estação de Tratamento de Água do Tijucal”, recorda o ex-governador.

Segundo Campos, em seu governo foram construídas também 99 unidades escolares e 51 delegacias. “Essas obras contribuíram para a evolução de Mato Grosso, o que surpreendeu o Estado vizinho, que não acreditava em nosso progresso”, concluiu Campos.

Divisão - No dia 11 de outubro de 1977 o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei que autorizava a divisão de Mato Grosso e criava o estado de Mato Grosso do Sul. Nessa época Mato Grosso tinha como governador José Garcia Neto, que era um oposicionista da divisão.

Mato Grosso tinha à época 93 municípios e 1.231.549 quilômetros quadrados. A lei dividiu o Estado e deixou Mato Grosso com 38 municípios e Mato Grosso do Sul com 55. Apesar de ter menos municípios, Mato Grosso ficou com a maior área: 901.420 quilômetros quadrados.

Entre os militares presentes estavam o comandante da 13ª BIM, general Guilherme Cals Teófilo Gaspar de Oliveira e o coronel Jorge Dantas de Oliveira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet