Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

saúde pública

Kamil Fares tenta 'apagar incêndio' durante visita em Barra do Garças

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Kamil Fares, visitou no sábado (10) o município de Barra do Garças onde participou de um almoço com a direção da Unimed ...

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Kamil Fares, visitou no sábado (10) o município de Barra do Garças onde participou de um almoço com a direção da Unimed e do aniversário da filha do prefeito Wanderlei Farias(PR). Em meio aos compromissos sociais, o secretário participou também de uma reunião com os funcionários da Pólo Regional de Saúde que pediram pela manutenção do atual diretor do Pólo, Franco Danny.


Os servidores pediram o apoio do deputado Adalto de Freitas(PMDB) para ter uma audiência com o secretário, após a informação de que o prefeito Farias, por intermédio do deputado federal Welinton Fagundes(PR), estaria articulando derrubar Franco e indicar a enfermeira Deriane, que atua em Brasília e deve voltar para o município.

O secretário de saúde negou que tenha recebido algum pedido nesse sentido dos republicanos e tranqulizou aos servidores que o diretor do Pólo será mantido. "Não existe nenhuma intenção do governo de sair mudando ninguém pelo estado. Mudanças somente podem ser feitas onde há necessidade disso" adiantou.

O deputado Daltinho fez questão de frisar que marcou a visita do secretário ao Pólo apenas para evitar que estenda uma crise entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Pólo Regional depois que o município foi notificado e teve rescursos bloqueados junto ao Ministério da Saúde por irregularidades no funcionamento dos PSFs(Programa Saúde da Família). Em janeiro os PSFs ficaram sem médicos e o Pólo segundo Franco Danny provocado pelo Ministério Público notificou o município.

A secretária de Saúde de Barra do Garças, Daniela Salum, participou da reunião no Pólo e Kamil pediu entendimento entre município e estado na gestão da saúde. Ele alertou que o município e estado um depende do outro para o atendimento da comunidade. Ele garantiu que vai ajudar o município nas demandas do Hemocentro, Hospital Regional e aquisição de medicamentos para o município.

O secretário Kamil pacientemente ouviu os funcionários do Pólo de Barra e pediu o compromisso deles com atendimento da Saúde. Segundo o secretário estadual, Mato Grosso tem um orçamento de R$ 529 milhões ano para gestão da saúde/ano sendo que 60% é destinado ao pagamento de salários sobrando pouco mais de 209 milhões para incrementar o atendimento de todo o Mato Grosso.

O deputado Daltinho agradeceu a presença do secretário e espera que a vinda dele evite novos conflitos entre o município e o estado sobre a saúde pública. Entre os episódios de conflito mais recente está a utilizaçao do Fumacê, onde o Pólo provocado pelo MP notificou a prefeitura. Franco chamou de criminosa a ação da prefeitura que por conta própria comprou inseticida e fez o fumacê na cidade. sem consentimento do Estado. Apesar da crise visível, Salum negou que haja um complô para tirar Franco do Pólo.




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet