Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Esportes

BH prevê Mineirão pronto até fim de 2012

O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia, que representou o governador Aécio Neves na visita da Fifa à cidade de Belo Horizonte para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, foi quem apresentou aos integrantes da maior entidade do futebol mundial os projetos de modernização do Mineirão para a Copa.


As obras deverão ser iniciadas até 31 de janeiro de 2010 e a entrega definitiva do estádio em condições de sediar as partidas do Mundial deverá ocorrer até 31 de dezembro de 2012.

Durante a reforma os jogos de Atlético-MG e Cruzeiro serão transferidos para o Estádio Independência, no bairro Horto, região leste de BH.

O projeto de refoma do Mineirão assegura a preservação da fachada do estádio e entre as intervenções previstas está o rebaixamento do gramado, o que permitirá reduzir a distância entre o campo e a arquibancada e melhorar a visibilidade do torcedor.

A capacidade do estádio será ampliada dos atuais 61 mil lugares para 69.950 lugares. Desses, 2,5 mil serão assentos VIP e área destinada à imprensa.

A cobertura do Mineirão será estendida e será feita em material leve, resistente às mudanças climáticas e às altas temperaturas.

Serão criados 30 camarotes ao lado das cabines. Toda a estrutura de imprensa, sala de aquecimento, sala de treinadores e vestiários serão reformados. Serão construídos novos banheiros bares e restaurantes.

Todos os setores terão acesso universal para pessoas portadoras de necessidades especiais. O tamanho máximo dos blocos, número de lugares e fileiras, a altura aceitável para as fileiras, inclinação máxima, as balaustradas, saídas e escadas de emergência, obedecem normas definidas pela Fifa. Não haverá pontos cegos no estádio.

Os telões estarão localizados acima das tribunas principais, com dimensões de 12 x 6,8 m. A tecnologia utilizada é a LED SMD de última geração, com alto brilho e alto contraste, permitindo boa visibilidade, mesmo com exposição direta à luz solar.

O projeto prevê também a expansão do estacionamento do Mineirão com a criação de 14 mil vagas (atualmente são 4,5 mil). Além disso, será constuída uma grande praça nivelada sobre lajes escalonadas que contornam e interligam o edifício do Mineirão e do Mineirinho, criando uma unidade para todo o conjunto.

Sob essa área poderão ser instalados shoppings, cinemas, praças, restaurantes, espaços para exposições e estacionamento privativo para seleções, times, imprensa e convidados.

O Complexo Mineirão/Mineirinho vai contar com um sistema de vigilância por vídeo digital baseado no conceito exigido pelas autoridades de segurança. Câmeras internas e externas com suporte giratório e zoom serão instaladas. A gravação de imagens, parte do sistema de vigilância, será realizada em uma sala de controle central.

Os ingressos e os sistemas de controle de acesso ao estádio serão eletrônicos como também o de abertura e fechamento de portas e de alarme. Todos esses sistemas serão acoplados ao de vídeo vigilância. Serão construídas mais saídas de emergência e a circulação interna será melhorada com a construção de novas saídas do público.

O governo de MG informou que o projeto de engenharia e arquitetura atende a todos requisitos definidos pela Fifa e foi elaborado pelo escritório de arquitetura internacional Gerkan, Makg & Partner (GMP) em parceria com o escritório do arquiteto mineiro Gustavo Pena. As duas empresas foram contratadas pela vencedora da licitação, Ernst & Young, empresa norte-americana.

O projeto de gestão do Complexo Mineirão/Mineirinho está em fase de estudo de viabilidades. Ele será concluído no final de março. Até 30 de julho deste ano, o Governo de Minas abrirá processo público de seleção de grupos privados interessados em investir no Mineirão e informará ao comitê, até 31 de dezembro, o nome desses investidores privados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet