Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Governo discute com sociedade implantação do REDD em Juruena

Secretários da Casa Militar, tenente-coronel Maia e Luiz Daldegan da Sema, durante audiência pública sobre meio ambiente em Juruena



Os secretários de Estado Luiz Henrique Daldegan (Sema) e o tenente-coronel Alexander Torres Maia (Casa Militar) participaram, nesta quinta-feira (19), de uma reunião no município de Juruena (970 km de Cuiabá), onde foi apresentado aos moradores da região noroeste de Mato Grosso, o projeto de Redução das Emissões do Desmatamento e da Degradação da Floresta (REDD).

O evento aconteceu na Câmara Municipal do município, onde autoridades, representantes de ONGs, presidentes de associações e sindicatos, e população lotaram a plenária. No período da tarde os secretários estiveram nos pontos estratégicos onde se aplicará o REDD.

Bernardinho Crozzetta, prefeito de Juruena, pontuou os principais problemas que o município vem enfrentando, entre eles, citou a regularização fundiária da região. “Estamos aqui para trabalhar e ajudar a desenvolver a nossa sociedade , mas de forma que não prejudique a população local. E este projeto é uma grande oportunidade de beneficiar a todos e não prejudica o meio ambiente” afirma o prefeito.

Daldegan deixou claro que a região tem todo o apoio da Sema e Governo do Estado, para o desenvolvimento destes projetos. “Temos a certeza de que este programa será o primeiro do Brasil, e irá mudar a visão que o pais tem em relação a Mato Grosso. Valorizando a floresta em pé, e ao mesmo tempo tendo lucro com o sequestro de carbono”, disse o secretário.

O secretário ressaltou ainda a importância do Zoneamento Socioeconômico, com a participação da sociedade, e também do Katoomba, onde será apresentado o projeto MT Legal, e também este REDD de Juruena.

O secretário-chefe da Casa Militar reafirmou o compromisso com o meio ambiente, e também da importância de mostrar os avanços que o Estado vem tendo nesta área. Explanou sobre o Katoomba, desde quando surgiu a idéia para este grande evento que acontecerá em Mato Grosso. “Este evento vem principalmente para nos apresentar ao mundo, mostrando quem somos e do que vivemos”, afirmou Maia.

O tenente-coronel enfocou a importância deste projeto REED para o Estado. “Esta proposta não vem para enfraquecer a economia da região, mas sim fortalecer com estes projetos, mantendo a floresta viva e ao mesmo tempo dando lucro a população, com auto-sustentabilidade e venda de sequestro de carbono”, concluiu Maia.

Os presentes também tiveram a oportunidade de exporem suas opiniões, e também darem idéias ao projeto.

Gina Timoteo da ONG TNC (The Nature Conservancy), achaou de extrema importância a realização deste evento em Juruena. “Esta reunião é fundamental porque até o momento foi um grupo fechado pensando o REDD, com a liderança do Governo, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Casa Militar, e as ONGs TNC, ICV onde aprontou para esta região como um grande potencial para a realização de um projeto desta natureza. E esta reunião é o nosso primeiro contato com as lideranças políticas e lideranças locais, sindicatos associações, porque sem eles não há projeto”, finalizou Gina.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet