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Sexta-feira, 03 de maio de 2024

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LICENÇA AMBIENTAL

Anel viário de Barra do Garças depende de licença, alerta Pagot

O anúncio que agora vai ser construído o anel viário de Barra do Garças ainda é visto com desconfiança pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Estrada e Rodagem(DNIT), Luiz Antônio Pagot, que com exclusividade, comentou o assunto com o correspondente do Olhar Direto durante evento sobre ferrovia em Água Boa, no leste do Estado.


Pagot explicou que o Ministério dos Transportes para licitar a obra depende de uma licença ambiental emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente(IBAMA), cujo pleito ainda não foi analisado e somente deve ser apreciado depois que terminar a greve do órgão federal.

Pagot revelou que está temeroso porque o IBAMA de 81 licenças solicitadas pelo DNIT durante a sua gestão, o órgão federal somente autorizou 22 licenças de obras. Por isso ele acha mais prudente aguarda um pronunciamento do IBAMA sobre o assunto para depois oficializar a construção do anel viário.

Sobre a parte de logística, o diretor-geral do DNIT informou que o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio, a pedido do governador Silval Barbosa (PMDB) e do deputado federal Welinton Fagundes (PR), assumiu um compromisso fazer uma dotação orçamentária para construção da obra. “Saindo à licença vamos licitar essa obra ainda este ano para começar a construção em 2011” explicou.

A declaração de Pagot acabou contradizendo as declarações do deputado federal Welinton Fagundes que anunciou como certa a construção do anel viário, até mesmo mencionando que já havia a licença prévia do IBAMA. A obra do anel viário de Barra é uma das mais esperadas obras do Vale do Araguaia porque vai desafogar o tráfego de caminhões dentro da cidade desviando os veículos pesados por 14 km e a construção de duas pontes sobre os rios Garças e Araguaia.

A empresa Sanches Tripolini que reformou as pontes em 2007 chegou a montar canteiro em Barra do Garças na expectativa de participar da licitação do anel viário avaliado em R$ 80 milhões de reais. O anel viário é imprescindível para desafogar a cidade que recebe em média 1.800 carretas por dia arrebentando malha viária e causando transtornos na cidade.
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