Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política MT

cargo à disposição

Marcheti é primeira vítima do escândalo dos maquinários

30 Abr 2010 - 17:55

Da Redação - Thalita Araújo e Alline Marques

O secretário de Infraestrutura do Estado, Vilceu Marcheti, visivelmente emocionado, entregou o cargo ao governador Silval Barbosa (PMDB). A decisão vem em decorrência das fortes pressões geradas pelo escândalo do superfaturamento na aquisição de maquinários pelo Governo Estadual, já que o secretário foi um dos coordenadores do processo de compra.



Em suma, Marcheti é a primeira vítima da aguda crise gerada pela controversa aquisição de máquinas, através de empréstimo bancário subsidiado, numa conjuntura nada positiva para o atual governo. Nos bastidores, crescem as apostas com relação à queda de outros membros do staff estadual.

Marcheti justificou o pedido de demissão alegando preservação de sua imagem, do governo e do processo. Por ironia do destino, o secretário explicou que sua saída foi prorrogada justamente para apurar a denúncia de supostas irregularidades no processo licitatório.

Vilceu pretendia deixar o cargo no dia 31 de março, juntamente com o ex-governador Blairo Maggi (PR), porém recebeu a missão de investigar o superfaturamento. Ele explicou que o republicano recebeu um denúncia anônima e lhe determinou que os fatos fossem apurados. Marcheti informou ter concluído sua tarefa no dia 27, com a conclusão de relatório da Auditoria Geral do Estado.

“Entrego meu cargo para que os fatos sejam apurados, e que os culpados sejam punidos., mas espero que não haja injustiças”, acrescentou Vilceu.

Na visão de Marcheti, não houve sobrepreço, apesar dos fortes indícios de superfaturamento e fraude no processo licitatório. “Com meus quase 60 anos, não estou aqui para brincar. E não há preço que pague a confiança de um governador”, ressaltou.

Vilceu anunciou que não tem pretensão de voltar a compor o staff, pois vai ajudar nas campanhas de Blairo e Silval, mas não descarta um retorno após as conclusões das investigações.

A notícia do superfaturamento e dos avanços das investigações teve repercussão nesta semana, enquanto Vilceu estava em viagem, retornando apenas na noite de ontem. Desde então, especula-se o afastamento de possíveis secretários e funcionários envolvidos, mas nada havia ainda sido confirmado por Silval Barbosa.

Na tarde desta sexta-feira (30), o governador chegou a declarar à imprensa que nenhuma demissão havia sido definida e que tentaria reunir o secretariado até o fim do dia para uma conversa.

O caso

O Ministério Público do Estado determinou a instauração de inquérito policial para apurar as denúncias de superfaturamento na aquisição de 705 maquinários feita pelo governo do Estado no ano passado. O relatório preliminar elaborado pela Auditoria Geral do Estado (AGE) já confirmou que houve um sobrepreço em pelo menos 16% das aquisições.

O pedido foi elaborado por meio da 14ª Promotoria Criminal Especializada na Defesa da Administração Pública e Ordem Tributária de Cuiabá e baseia-se no relatório elaborado pela Auditoria Geral do Estado. As investigações já foram iniciadas pela Delegacia Especializada de Administração Pública e Fazendária e servidores da Sinfra e empresários deverão ser ouvidos.

Os dois pregões foram realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) por meio da Central de Licitações da Secretaria de Estado de Administração (SAD).

Histórico

Vilceu Marcheti mudou-se para Mato Grosso em 1985, se estabelecendo na cidade de Primavera do Leste, onde participou ativamente da política local, ajudando a emancipar o município no ano de 1986.

Posteriormente, foi eleito vereador com mandato parlamentar de 1988 a 1992, sendo presidente da Câmara Municipal, no biênio de 1991-1992. Eleito também prefeito do Município de Primavera do Leste no ano de 1992, exerceu mandato até 1996, sendo ainda eleito Presidente da Associação Matogrossense dos Municípios-AMM, em maio de 1995, com mandato até maio de 1997.

Desde julho de 2005, após a saída de Luiz Antonio Pagot, assumiu o comando da Sinfra, tendo anteriormente ocupado a função de Superintendente de Manutenção e Operação de Rodovias.

Atualizada às 18h04 / 18h30 / 19h09

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet