Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Política MT

EM CAMPANHA

Justiça Eleitoral faz campanha para atrair jovens para o pleito de 2010

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso quer conscientizar os jovens da importância de se participar das eleições e, por meio da campanha "É a minha vez, voto aos 16!" levar um número maior de adolescentes às urnas em 2010.


A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) irá até as escolas para palestrar sobre a conscientização cívica aos alunos. Na semana passada, os estudantes da Escola Estadual Liceu Cuiabano receberam os palestrantes. A campanha se estende até 4 de maio aos municípios do interior do Estado, por intermédio dos Cartórios Eleitorais.

Os palestrantes esclareceram aos estudantes sobre os objetivos da campanha, a oportunidade de que os jovens têm de escolher seus representantes no poder público, o processo eletrônico utilizado nas eleições e principalmente sobre o prazo e a documentação necessária para tirar o título de eleitor e exercer o direito do voto já nas Eleições de 2010.

Informaram também sobre os cargos que serão escolhidos no próximo pleito: deputado estadual, deputado federal, 2 senadores, governador e presidente da República, exatamente nessa ordem de votação. O jovem que completar 16 anos até o dia 3 outubro pode tirar o seu título de eleitor e, se não o fizer até o dia 5 de maio, só poderá votar para esses cargos daqui a 4 anos, ou seja, nas Eleições de 2014.

Além disso, Carlos Luanga, assessor da Corregedoria do TRE/MT, alertou que "não é
somente se alistar, o mais importante é votar consciente. Procurem se informar, leiam, pesquisem na internet e escolham, participem da democracia".

Os alunos puderam tirar dúvidas sobre o título de eleitor, o processo democrático e até como denunciar crimes como a compra de votos.

O evento contou com a presença do Diretor e da Coordenadora da Escola Liceu Cuiabano, Alceu Trentrin e Cleidinete, a Secretária da Escola Judiciária Janis Eyer Nakahati e servidores do TRE Adriana das Graças Faverão e Carlos Luanga, o Presidente da Associação Matogrossense de Estudantes (AME), Rarikan, além de outros membros de movimentos estudantis, bem como da participação de aproximadamente 600 alunos entre 16 a 18 anos daquela instituição de ensino. Com informações da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet