Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Opinião

Dia do Ortopedista

Especialidade ganha cada vez mais relevância
 
Instituído em alusão à fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o Dia do Ortopedista (19 de setembro) é uma ótima oportunidade para tratarmos de um assunto que urge discutirmos: a relação entre a saúde do sistema musculoesquelético e a qualidade de vida das pessoas. A área tem conquistado uma importância crescente à medida que aumentam e se agravam problemas causados pelo estilo de vida e os hábitos atuais.

Há ainda uma percepção equivocada de que a ortopedia trata basicamente de traumatismos. Como o próprio nome da nossa Sociedade Médica esclarece, são coisas diferentes, apesar de estarem ambas relacionadas ao sistema musculoesquelético. Causados por fontes externas, como queda de objetos, acidentes automobilísticos, ou um tombo, uma atividade física realizada de forma errada ou displicente, os traumas são grandes responsáveis pelos atendimentos de urgência e emergência.

No entanto, a ortopedia vai muito além, tratando problemas que são congênitos até os relacionados ao desgaste natural de nosso corpo que vem ao longo do tempo, passando por condições causadas por doenças que afetam músculos e ossos, problemas advindos de má postura ou sobrecarga de peso, entre outros. Hoje temos uma visão mais ampla da ortopedia como fator de tratamento e prevenção.

Temos dois bons exemplos da importância que as pessoas devem dar ao assunto. Estamos prestes a sair de um estado de pandemia de Covid-19 e o saldo é dos mais preocupantes do ponto de vista da ortopedia. Muita gente, por conta das medidas de restrição e isolamento, deixou de fazer atividades físicas. Outro sem número passou a laborar em regime de home office, trabalhando sem um mínimo de atenção à ergonomia, utilizando cadeiras e mesas inadequadas para suas atividades.

Como especialista em coluna, posso dizer que o resultado ficou evidente: um crescimento acentuado do número de pessoas que procuram um pronto atendimento com reclamação de dor nas costas. No momento da entrevista com os pacientes, que chamamos de anamnese, é fácil perceber que muitos casos estão relacionados a posturas erradas ou falta de atividade física. O fortalecimento da musculatura lombar é importantíssimo para a prevenção de dores e problemas na coluna cervical, pois aliviam a pressão sobre esse sistema que sofre um desgaste natural com o avanço da idade.

Pessoas que eram bastante ativas e raramente se queixavam de dores começaram a procurar um atendimento especializado. Pelo menos no meu consultório constamos que 97% ou 98% hoje em dia são consultas eletivas. E não são só pessoas de meia idade ou idosas. Há muitos jovens, adolescentes mesmo, que já reclamam de dores ou desconfortos.

E aí eu aproveito para falar do outro exemplo relacionado à vida contemporânea, os males causados pelo uso excessivo de celulares, tablets e notebooks. Não há nenhum problema em utilizá-los. Ao contrário, eles nos ajudam muito e estão intimamente ligados com momentos de lazer e interação social. O ponto de atenção neste caso é a posição e o tempo em que ficamos nela. Ficar com a cabeça voltada para baixo horas e horas olhando a tela do celular sobrecarrega a coluna e causa a chamada “síndrome do pescoço de texto”. Ficar sentado na cama olhando o computador também não é bom. Não há como adotar uma postura correta e também há uma sobrecarga, tanto nas costas como nos antebraços, que ficam sem apoio.

Falamos aqui, então, sobre dois fatores, mas é fácil lembrar de muitos mais, como a obesidade e o esforço maior que ela traz aos músculos, ossos e articulações; e a verdadeira “febre” por atividade física que na maior parte das vezes é feita sem a orientação de um especialista, causando diferentes problemas.

Como vimos trata-se de uma especialidade bastante abrangente e que merece toda nossa atenção, o que passa por um atendimento adequado, feito por um especialista em ortopedia e áreas específicas dentro desse vasto universo. É preciso que esse paciente, que precisa de cuidados bem específicos, encontre pronto-atendimentos preparados para proporcionar alívio o mais breve possível para as dores e tratamentos adequados para um completo restabelecimento.

Os problemas relacionados ao sistema musculoesquelético estão hoje entre os que mais afastam as pessoas do trabalho, do lazer e do convívio social. Portanto, estão muito relacionados à qualidade de vida das pessoas. No fim das contas não é esta a nossa grande busca?
 
Vinícius Andrade é especialista em cirurgia da Coluna Vertebral e coordenador do Pronto Atendimento de Coluna do Hospital H-Bento
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet