Olhar Jurídico

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Geral

TELES PIRES

Desembargador determina paralisação das obras de hidrelétrica em Mato Grosso

O pedido de suspensão fora feito pelo Ministério Público, que embasou a solicitação em supostas “falhas imperdoáveis” no processo de licenciamento ambiental.

Foto: Rádio Progresso

Hidrelétrica está sendo construída entre Paranaíta e a divisa com o Pará

Hidrelétrica está sendo construída entre Paranaíta e a divisa com o Pará

O desembargador Antônio Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), determinou, em decisão liminar, a imediata suspensão das obras da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Teles Pires, que está sendo construída no município de Paranaíta (861 km ao extremo-norte de Cuiabá).

A informação é do jornal Correio Brasiliense, publicada na edição de sábado (14). Conforme a reportagem, o descumprimento da decisão liminar acarretará multa diária de R$ 500 mil ao consórcio que está erguendo a barragem - formado pelas empresas Odebrecht, Voith, Alston, PCE e Intertechne.

O pedido de suspensão fora feito pelo Ministério Público, que embasou a solicitação em supostas “falhas imperdoáveis” no processo de licenciamento ambiental. Desde que a obra começou, em 2011, o MP denuncia possíveis danos ambientais causados pela construção do empreendimento, que está incluso no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

MPF investiga possíveis danos causados por hidrelétricas no Teles Pires
MPF abre inquérito para acompanhar empreendimentos energéticos em MT

Segundo o desembargador que concedeu a liminar, a ordem para suspender os trabalhos leva em conta o desrespeito a medidas básicas de preservação do meio ambiente e das comunidades indígenas da região.

“O Brasil precisa de hidrelétricas, mas elas não podem ser construídas assim, açodadamente, a toque de caixa, em um processo destrutivo de valores”, disse Prudente, ao Correio.

O julgamento do mérito está marcado para 7 de outubro, quando a 5ª Turma do TRF1 vai julgar, em plenário, o pedido do MP para embargo definitivo da obra.

A hidrelétrica Teles Pires é a segunda maior em construção no país, com capacidade instalada de 1.8 mil megawatts – ficando atrás somente da hidrelétrica Belo Monte, que está sendo edificada no Estado do Pará. O investimento do PAC na obra em Paranaíta supera a cifra de R$ 4 bilhões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet