Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Liminar obriga Câmara Municipal a cumprir Lei de Acesso à Informação

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso obteve liminar que obriga a Câmara Municipal de Cáceres a divulgar, no prazo de 120 dias, as folhas de pagamento contendo a remuneração de todos os vereadores e servidores concursados, contratados e empregados. As informações sobre os procedimentos licitatórios também deverão ser disponibilizadas de forma detalhada.

De acordo com o promotor de Justiça Kledson Dionysio de Oliveira, a liminar determina, ainda, que as despesas, repasses ou transferências de recursos financeiros sejam divulgados. “Esses dados deverão ser disponibilizados de forma que possibilite a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos e o acesso automatizado por sistemas externos abertos estruturados e legíveis por máquinas”, explicou o promotor de Justiça.

O descumprimento da decisão judicial, segundo ele, implicará no pagamento de multa diária no valor de R$ 5 mil, a ser eventualmente executada na pessoa do presidente da Câmara de Vereadores do município de Cáceres. “Essa decisão visa compelir a Câmara Municipal de Cáceres a promover a divulgação no portal de transparência, conforme prescreve a Lei de Acesso à Informação, Lei 12.527/2011, de modo irrestrito, incondicional e atualizado, de todas as informações determinadas pela legislação em referência”, destacou.

Conforme o promotor de Justiça, antes de ingressar com a ação, o Ministério Público encaminhou ofício ao presidente da Câmara Municipal visando proporcionar a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta, mas a proposta foi desconsiderada. A decisão liminar foi proferida no dia 12 de maio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet