Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

MPF/PR deve oferecer novas denúncias contra ex-diretor da Petrobras

Força-Tarefa retoma as investigações e, nos próximos meses, deverá denunciar Paulo Roberto Costa por crimes de lavagem de dinheiro
O Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) analisa o oferecimento de novas denúncias por crimes de lavagem de dinheiro contra o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, na continuidade das investigações da Força Tarefa Lava-Jato (FT/MPF/PR). Ele está preso, preventivamente, desde a quarta-feira (11 de junho), a pedido do Ministério Público Federal.

De acordo com o FT/MPF/PR, a prisão de Costa, determinada Juiz Federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, teve como motivos – além daqueles originários da prisão anteriormente decretada – o fato de ele ter ocultado da Justiça a existência de passaporte português e a descoberta de contas em bancos no exterior, com um montante de cerca de 23 milhões de dólares, em nome de offshores de sua responsabilidade. Além disso, também foram encontrados outros 5 milhões de dólares em contas de familiares e terceiros. As informações foram obtidas por comunicação espontânea do Ministério Público da Suíça e, para o MPF, indicam a potencialidade de fuga de Costa para o exterior.

Lava-Jato – A Operação Lava-Jato foi deflagrada no dia 17 de março deste ano pela Polícia Federal. O objetivo foi desarticular um esquema de evasão de divisas, lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros capitaneados por conhecidos doleiros. O MPF instituiu uma Força-Tarefa, no dia 7 de abril, para dar continuidade à operação, e até o momento, em virtude das medidas de busca e apreensão e quebras de sigilo bancário, mais de 10 mil documentos estão sendo analisados.

Informações adicionais podem ser obtidas nos autos 5040280-37.2014.404.7000, que tramitam perante a Justiça Federal em Curitiba.

Saiba mais:
http://www.prpr.mpf.mp.br/news/operacao-lava-jato-justica-federal-decreta-nova-prisao-de-paulo-roberto-costa
http://www.prpr.mpf.mp.br/news/pgr-manifesta-se-em-reclamacao-sobre-investigacoes-da-operacao-lava-jato
http://www.prpr.mpf.mp.br/news/lava-jato-pgr-manifesta-se-pela-validade-das-acoes-praticadas-em-primeiro-grau
http://www.prpr.mpf.mp.br/news/ministerio-publico-federal-oferece-mais-tres-denuncias-da-operacao-lava-jato
http://www.prpr.mpf.mp.br/news/ministerio-publico-federal-oferece-denuncias-da-operacao-lava-jato
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet