Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Em inauguração, Defensor recebe chave das novas instalações do Núcleo de Campo Verde

Por meio de uma parceria visando melhorar a qualidade do atendimento prestado à população, bem como proporcionar uma melhor destinação aos recursos públicos, o Segundo Subdefensor Público-Geral da Defensoria, Caio Cesar Zumiotti, recebeu em mãos, na última sexta-feira (13), as chaves das novas instalações do Núcleo da Defensoria Pública de Campo Verde.

Entregues pelo Desembargador e ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, Osmair Couto, durante cerimônia de inauguração, as chaves representam o início do trabalho dos Defensores Públicos do Município no imóvel onde funcionará o Núcleo da Defensoria e a Vara Itinerante da Justiça do Trabalho.

De acordo com Caio Zumiotti, essa nova instalação trará um ambiente de trabalho mais confortável para os Defensores e servidores, mas o mais importante proporcionará um local mais amplo e seguro para os assistidos da Instituição, assim como para os jurisdicionados da Justiça do Trabalho.

“Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pela Defensoria e, principalmente, pelos Defensores que não medem esforços para garantir a defesa dos direitos dos assistidos, hoje damos mais uma passo na diminuição desta diferença de estrutura que existe nas Instituições”, destacou.

O Subdefensor ressaltou ainda que a inauguração só foi possível graças a soma de esforços do Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, do Presidente do Tribunal do Trabalho, Edson Bueno, e do Deputado Federal, Valtenir Pereira, também presente no evento. “Essa parceria entre as Instituições é de fundamental importância para o crescimento da Defensoria”.

Na oportunidade, Zumiotti também lembrou o papel da Defensoria, bem como dos Defensores Públicos, sendo ratificado posteriormente pelo Presidente do TRT. Edson Bueno pontuou que antes da Constituição de 1988 o advogado privado fazia o papel do Defensor Público, afirmando que a criação da Defensoria foi um extraordinário avanço.

“O Estado passou a ter obrigação de não cobrar custas judiciais, mas fornecer o advogado público, defensor da sociedade menos favorecida, função esta desempenhada muito bem em Mato Grosso. Para o TRT é um passo largo poder contribuir para que o Defensor, ao lado da Justiça do Trabalho, possa prestar assistência com qualidade em um local mais adequado”, declarou o Presidente.

Pelo acordo, as instalações do Posto Avançado Trabalhista serão utilizadas de forma compartilhada entre os Defensores da Comarca e a Vara Itinerante da Justiça do Trabalho, cujas audiências são realizadas esporadicamente e em datas pré-programadas. A Defensoria, por sua vez, será responsável pela manutenção do imóvel, garantindo a conservação e segurança do mesmo.

Estiveram presentes ainda na cerimônia de inauguração, o Defensor Público de Campo Verde, Leandro Fabris, Magistrados, Advogados, o Prefeito do Município, Fábio Schroeter, Vereadores e servidores do TRT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet