Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Projudi recebe uma série de melhorias

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizou uma série de atualizações no sistema Projudi, software de tramitação de processos judiciais mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Conforme explica o analista de TI do CNJ, João Padilha, “de um tempo pra cá estamos tentando buscar novas formas de melhorar o trâmite processual, para facilitar o acesso ao sistema tanto do público interno quanto externo”.

Padilha conta que entre as novidades está uma nova funcionalidade que permite aos advogados cumprirem as intimações de uma só vez com apenas um clique. “Anteriormente, era preciso enviar a documentação a cada parte e entrar no processo mais de uma vez para realizar as intimações”, afirma Padilha.

Outra melhoria citada pelo especialista trata-se de uma atualização na parte interna do software. A partir de agora, na página inicial vai haver uma listagem com os dez processos que estão há mais tempo no juizado. “Desta forma, os servidores vão poder saber quais processos estão parados e precisam de uma atenção maior. Antes da modificação, o servidor tinha que fazer uma pesquisa processo a processo para obter essas informações, o que levava muito mais tempo”, esclarece o analista.

A Turma Recursal e Corregedoria também serão beneficiadas com melhorias no sistema. Para a Turma Recursal foi implementada uma visualização mais rápida dos processos e uma listagem dos processos prioritários. Já os servidores da Corregedoria vão começar a utilizar o Projudi, podendo fazer correições com marcações e recomendações diretamente aos juizados.

Fabison Miranda Cardoso, diretor do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), destaca que depois que o Tribunal Pleno ampliou as competências dos Juizados Especiais em algumas comarcas que não possuem um Juizado próprio da Fazenda Pública foi preciso fazer adaptações no Projudi. “Com a mudança nos vimos diante da necessidade de pensar em conjunto com a TI, em uma forma de atender as pessoas jurídicas de direito público. Foi então que surgiu a ideia de integrar o sistema”, conta Cardoso.

Outro sistema que foi integrado ao Projudi foi o da Central de Conciliação, que agora vai poder movimentar os processos de um setor para o outro virtualmente. “As melhorias vão facilitar o andamento dos processos e o trabalho dos servidores da central de conciliação e dos juizados especiais”, ressalta o diretor do Daje.

“É notória a preocupação desta gestão com a prestação jurisdicional. Reuniões periódicas têm sido realizadas no intuito de melhorar o sistema. E as novidades são inúmeras, como bem podemos ver”, salienta Cardoso.

O Projudi é um software de tramitação de processos judiciais utilizado pelos Juizados Especiais com a finalidade de gerenciar e controlar os trâmites de processos eletrônicos visando a redução de tempo e custos. Diariamente, o software chega a ser utilizado simultaneamente por cerca de 600 pessoas nos horários de pico.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet