Olhar Jurídico

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Geral

48 HORAS

Secopa deve retirar entulhos que causam alagamentos a residências do Tijucal

Foto: Reprodução

Secopa deve retirar entulhos que causam alagamentos a residências do Tijucal
A Secretaria Extraordinária das Obras da Copa (Secopa) foi notificada, nesta quarta-feira (02), pela Coordenadoria de Ações Comunitárias da Defensoria Pública do Estado, para que no prazo de 48 horas inicie os trabalhos de retirada dos entulhos da obra do Viaduto do Tijucal, na Avenida Fernando Corrêa, depositados ao lado das residências, sobre os bueiros da região. A situação acarreta prejuízos aos moradores, que a cada chuva, são vítimas do alagamento da área.

Leia mais 
Partidos de Mato Grosso tem até 22 horas para entregar livros ata das convenções ao TRE; quem ignorar, pode ser impugnado


Segundo o ofício elaborado pela defensora pública responsável pela Coordenadoria, Fernanda Cícero de Sá, os montes de entulho alcançam de dois a três metros de altura. “Ressaltamos que existe risco iminente de desmoronamento, o que causará danos materiais aos moradores e, ainda mais grave, risco à integridade física da população que ali reside. Insta consignar que, inclusive, já aconteceu pequeno incidente devido à derrubada parcial do muro de uma moradora, em decorrência de rolamento de uma pedra que se soltou dos detritos”, disse Fernanda de Sá, após visita in loco.

A Defensora acrescenta ainda que os aterros foram depositados em cima de bueiros, impedindo o escoamento de água. “Fato este que favorece sobremaneira os problemas com alagamento, que inclusive já foram notificados a Vossa Excelência, porém até o presente momento não obtivemos resposta, sendo que a situação permanece e em condições bem piores”.

De acordo com os moradores do bairro, a cada chuva que cai na Capital, o Córrego São Francisco, transborda e alaga residências localizadas nos bairros Tijucal I, São Francisco e Jardim Passaredo. Isso porque, conforme o engenheiro da Defensoria, Augusto Borralho, o projeto das obras de arte correntes (bueiros) não está contribuindo para a vazão do córrego, provocando a inundação das casas.

A Secopa, por sua vez, informou que por ser um problema que já existia antes do início da obra, a competência é da Secretaria Municipal de Obras de Cuiabá. Dessa forma, a Coordenadoria notificou a pasta que ainda está dentro do prazo para encaminhar uma resposta.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet