Olhar Jurídico

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Geral

PEC 414/14

Câmara dos Deputados: profissão de oficial de justiça poderá ter reconhecimento constitucional

Foto: Reprodução

Câmara dos Deputados: profissão de oficial de justiça poderá ter reconhecimento constitucional
A Câmara dos Deputados analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 414/14, do deputado Ademir Camilo (Pros-MG), que inclui os oficiais de justiça entre os profissionais essenciais ao funcionamento da Justiça. A proposta foi apresentada por sugestão da Federação das Entidades Representativas dos Oficiais de Justiça Estaduais do Brasil (Fojebra).


Leia mais 
Justiça Federal inicia audiências de ação penal contra juiz do TRE/MT acusado de promover rinhas de galo


Segundo o presidente da entidade, Paulo Sérgio Costa da Costa, existe em diversos estados um movimento para extinguir a carreira de oficial de justiça. O objetivo da PEC é garantir que ela não será extinta, dando a mesma valoração dos advogados e defensores públicos.

Conforme a proposta, o profissional ingressará na carreira por concurso público e terá estabilidade no emprego, após três anos de trabalho. Atualmente, a profissão de oficial de justiça é regulada pelo Código de Processo Civil (lei5.869/73), pelo Código de Divisão e Organização Judiciárias de cada estado e outras leis. O oficial de justiça é servidor dotado de fé pública e de presunção de veracidade em relação os atos que pratica no exercício profissional.

A proposta será analisada quanto à admissibilidade pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovada, será criada uma comissão especial para analisar o mérito. Depois, a PEC precisará ser aprovada em dois turnos no Plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet