Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

TRE

Direito de resposta: Lúdio terá um minuto para mostrar que não é “marionete” de políticos

Direito de resposta: Lúdio terá um minuto para mostrar que não é “marionete” de políticos
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso deferiu o pedido de Direito de Resposta interposto pelo candidato ao cargo de governador, Lúdio Cabral, em desfavor da Coligação “Coragem e Atitude Para Mudar”, na figura de Pedro Taques, em razão da exibição de propaganda eleitoral inverídica realizada no dia 24 de setembro. Com a decisão o concorrente da coligação “Amor a Nossa Gente” conquistou um minuto no espaço televisivo.

Leia mais 
Juíza proíbe venda de bebida alcoólica no dia 5 de outubro


Conforme os autos, a peça publicitária continha conteúdo ofensivo, calunioso, degradante, ridicularizante e inverídico, ligando o candidato do PT a outros políticos conhecidos em Mato Grosso. "Este é Lúdio do PT. Esta é sua vice Teté Bezerra. Teté é esposa de Carlos Bezerra, que colocou ela de vice. Bezerra é do mesmo partido de Eder Moraes, que foi coordenador da campanha de Lúdio em 2012. E todos estão ligados a Silval. Você acha que Lúdio vai conseguir comandar alguma coisa? Ou é essa turma de poderosos que quer continuar mandando em Mato Grosso? Chega de convesa mole. Votar em Lúdio é votar em Silval."

Ainda conforme a ação, a propaganda extrapolava os limites da disputa eleitoral justa, mostrando-se como uma “tentativa de provocar confusão mental no eleitorado, utilizando-se exatamente da mesma tática e de boa parte do material, busca criar artificialmente - e ilicitamente - a sensação de que o representante seja pessoa criminosa ("jogo sujo" ), buscando assim degradar e ridicularizar sua figura com a utilização de expressões pejorativas constantes da decisão e que não foram direcionadas para a pessoa do candidato representante."

Na decisão da magistrada Ana Cristina Silva Mendes o pedido de Direito de Resposta foi considerado procedente. Conforme a juíza, “a propaganda extrapolou os limites da crítica meramente política, resvalando para ofensa apta a atingir a reputação do candidato, ou seja, sua credibilidade perante o eleitorado”.

Com deferimento do pedido, será destinado um minuto do espaço televiso, no período noturno, no dia 3 de outubro, para que Lúdio Cabral exponha defesa contra as “ofensas” sofridas.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet