Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

SEM FRONTEIRAS

Disputa pela OAB movimenta bastidores; oposição e situação se confrontam no Facebook

Foto: Reprodução

Disputa pela OAB movimenta bastidores; oposição e situação se confrontam no Facebook
A eleição para a presidência da seccional Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acontece apenas no ano que vem, mas nos bastidores o clima já começa a esquentar. Ainda não existem definições de chapas e nem a certeza de quais nomes devem entrar na briga, porém alguns advogados se articulam para viabilizar uma possível candidatura. Nesta semana, os advogados Eduardo Mahon e Bruno Castro, presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), protagonizaram um confronto indireto no Facebook. Mahon é a voz da oposição, cotadíssimo para candidato. Castro é um, entre os nomes da situação. 

A confusão começou quando Bruno Castro tentou participar do grupo 'Advogados sem Fronteira', que possui 4.310 membros e é administrado por Mahon. Sob o pretexto de divulgar cursos para advogados que são oferecidos pela OAB, Bruno Castro postou em outro grupo do Facebook, o 'OAB Jovem e Independente', a intenção de participar do grupo de Mahon.

"Prezados Colegas. Este grupo "Advogados sem Fronteiras" (acho que é este o nome), que foi postada esta situação no facebook parece ser bastante democrático e ter vários participantes. Temos inúmeras atividades da ESA que oportunizam verdadeiros aprimoramentos aos profissionais. Seria importante a nossa participação. Não fui convidado para o grupo, mas aceito a inclusão com a finalidade contribuir. Tentei localizar o grupo, mas não consigo visualizá-lo. Estou com receio de estar "bloqueado". Alguém pode me ajudar? Solicito a minha inclusão como Diretor Presidente da ESA, em nome da democracia, ao administrador do Grupo, o colega Eduardo Mahon. Agradeço a gentileza! Nossa intenção é verdadeiramente dar publicidade aos nossos cursos para contribuir com os(as) valorosos(as) advogados(as) e acadêmicos(as) de Direito!", postou Castro.

Sem um convite direto do admisnitrador, alguns advogados passaram a tentar adicioná-lo, sem sucesso, pois Bruno teria sido bloqueado.

A postagem de Bruno Castro gerou pelo menos 30 comentários, a maioria explicando os motivos por não estarem conseguindo adionar o presidenta da ESA no 'Advogados sem Fronteiras'. A advogada Jacqueline Antunes Maciel reclamou que foi excluída do grupo a partir do momento que fez um elogio para a gestão atual da OAB. Vários outros advogados comentaram afirmando terem sido excluídos e criticaram a postura 'autoritária' do administrador do grupo.  

"Fui bloqueada e tenho até testemunha. No dia que fiz o comentário elogiando a OAB/MT, até um colega que curtiu meu comentario foi excluido! O administrador deve ter ficado com raivinha e tb nao (sic) entender o que é um espaço democratico, manifestando na sua atitude um autoritarismo... Quem perde é ele e o grupo dele!", comentou a advogada.

Também membro do grupo 'OAB Jovem e Independente', o advogado Michael Cruz lamentou o posicionamento do grupo 'Advogados sem Fronteirra', destacando que também foi bloqueado antes que conseguisse responder uma enquete elaborada por Mahon, que questionava os membros sobre qual o fórum ideal para divulgação de 'propagandas institucionais da gestão da Ordem dos Advogados do Brasil'?


Até o fechamento dessa matéria, 21 pessoas haviam respondido a enquete. Destas, 20, incluindo Mahon, opiniram que o melhor local para dar publicidade aos cursos seria o site institucional da OAB, primeiro item apresentado como resposta. 

Procurado pela reportagem via Facebook, o advogado Bruno Castro comentou a situação. "Compreendo a intenção política do colega Eduardo Mahon em pretender ser presidente da OAB/MT. Contudo, lutamos muito para ter um país democrático e com liberdade de opinião e expressão que são direitos garantidos constitucionalmente. Infelizmente o colega não vê desta forma e acaba punindo os advogados como se estivéssemos na ditadura. É lamentável a postura do colega, o que comprova que não está preparado para ser candidato à presidência da OABMT. Enquanto Diretor Presidente da ESA com apoio incondicional do nosso presidente Mauricio Aude, temos realizado palestras, congressos, cursos, pós graduações e, obviamente, necessitamos divulgar em todos veículos de comunicação como forma de prestigiar a advocacia matogrossense, para assim, contribuir no aperfeiçoamento e aprimoramento do profissional. Ninguém pode subestimar a capacidade intelectual do advogado que sempre é capaz de compreender quando está sendo ou tentando ser manipulado", afirmou Castro, em tom eleitoral.

Assim como Bruno Castro, questiondo sobre o embate via Facebok, Eduardo Mahon avaliou a OAB possui uma série de instrumentos de comunicação onde podem ser feitas as propagandas de cursos e outros atos da gestão e que na condição de advogado, ele tem criado os seus mecanismos independentes de comunicação.

"A OAB tem site, esse site é pago pela anuidade que todos os advogados pagam. A OAB tem um grupo de discussão no Facebook, mantém um jornal informativo, que é sustentado pelas nossas anuidades, promove palestras e faz comunicação social com base nas nossas anuidades. A OAB tem os seus instrumentos de comunicação, me parece que esses instrumentos estão a contento, porque para um pessoa que é da gestão fazer questão de entrar em um grupo privado para fazer divulgação, isso indica que não estão a contento", pontuou o admisnitrador do 'Advogados sem Fronteira'.

Eduardo Mahon ainda lembrou que a OAB possui um cadastro de email que é usado diariamente para informar os advogados sobre as ações e promoções da gestão. "A OAB ainda possui nosso email cadastrado, todos os dias eu recebo email da Caixa de Assistência, hoje mesmo eu recebi uma propaganda de uma caravana, inclusive já antecipando a campanha", salientou Mahon, que rechaçou as críticas de 'autoritário' afirmando que o grupo não é 'institucional, se fosse haveria alguma coisa errada'.

A partir de agora, embates com pano de fundo eleitoral serão cada vez mais frequentes. Mahon deve ser aclamado na oposição. A situação ainda avalia vários quadros. Perguntado a Bruno Castro quem deve representar a gestão na eleição, o advogado observou que o momento ainda não é de apresentar nomes, mas sim discutir conceitos.
 
"É cedo para falarmos em eleição. A OAB vem trabalhando muito e tem muito o que fazer. Estamos no meio da gestão.
Obviamente, existem candidatos naturais, como o próprio presidente da OAB, Mauricio Aude, a vice Claudia Aquino, o presidente da CAA/MT, Leonardo Campos [Capataz], além de outras pessoas que estão aptas e preparadas na gestão.

Questionado se ele estaria no rol dos possíveis candidatos, Bruno foi cirúrgico."Se for a vontade da advocacia, estarei preparado quando for o momento oportuno", enfatizou sem, no entanto, descartar uma eventual candidatura para o próximo ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet