Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

JUSTIÇA PÓSTUMA

TRE julga contas de deputado falecido na sexta-feira; MP pede reprovação

Foto: Da Assessoria

TRE julga contas de deputado falecido na sexta-feira; MP pede reprovação
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso julgará, nesta sexta-feira (19), as contas do deputado estadual falecido Walter Rabello (PSD). Mesmo com a morte prematura do ex-apresentador, seguindo legislação vigente, todo processo para analisar a lisura da campanha será cumprido. Em parecer recente divulgado pelo Ministério Público foi pedida a reprovação das contas de Rabello.

Leia mais:
TRE aprova contas das campanhas de Gilmar Fabris e Emanuel Pinheiro com ressalvas

MPE pede reprovação das contas de deputado que pagou R$ 800 para Janete Riva ser sua cabo eleitoral

Conforme o relatório do procurador regional eleitoral Douglas Guilherme Fernandes, os documentos apresentados pelo social democrata foram insuficientes para que um parecer favorável pudesse ser entregue à Justiça. Walter Rabello sofreu notificação do Ministério Público, porém, as justificativas entregues na época foram consideradas faltosas.

“Em parecer conclusivo, o referido órgão técnico opinou pela desaprovação das contas, por entender que o candidato não teria logrado comprovar a origem dos recursos por ele próprio doado à campanha, no valor de RS 15.000,00, porquanto referido numerário não constou da declaração de bens anexada ao processo de registro de candidatura”, relatou o Ministério Público em seu parecer.

Rabello recebeu 27.232 sufrágios nas eleições, garantindo, assim, uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Porém, o candidato eleito faleceu, no dia 09 de dezembro, em decorrência de um choque hipovolêmico, hemorragia digestiva e úlcera gástrica abdominal.

O Pleno do Tribunal Eleitoral já aprovou, na última quarta-feira (16), as contas do suplente de Rabello, o deputado Gilmar Fabris (PSD). Todos estes julgamentos eleitorais ocorrem depois de análise feita pela Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria (CCIA/TRE).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet