Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

AGU comprova que somente Justiça Eleitoral pode analisar casos que envolvam estrutura dos locais de votação

Somente a Justiça Eleitoral pode analisar casos - e o Ministério Público Eleitoral propor ações - que envolvam mudanças ou a adaptação dos locais de votação. A tese foi proposta pela Advocacia-Geral da União (AGU) e aceita pela Justiça Federal, em ação civil pública que afastou pedido do MP Federal de Sergipe, que pretendia obrigar a União, além do estado e de municípios sergipanos, a realizarem adequações nos colégios eleitorais do estado.

Na contestação, além de questionar o fato de o Ministério Público Federal ter entrado com a ação, e não o ramo do MP especializado em eleições, a Procuradoria da União em Sergipe (PU/SE) lembrou que a decisão sobre a realização de obras cabe à Administração Pública.

Para a AGU, essa decisão estaria, portanto, fora do alcance de sentença judicial, que não teria competência para proferir sentenças que representassem impacto no orçamento dos órgãos do Poder Executivo.

A 7ª Vara Federal da Secção Judiciária de Sergipe atendeu à solicitação da AGU e extinguiu o processo sem julgamento do mérito. A decisão esclareceu que a Justiça Federal não pode atuar como instância revisora dos atos praticados, ou que deixaram de ser praticados, no âmbito dos juizados criados exclusivamente para acompanhar, apurar e regular as eleições.

"O acerto ou desacerto das decisões da Justiça Eleitoral precisa ser discutido no âmbito especializado, através dos recursos e ações de impugnação disponíveis no Ministério Público Eleitoral. Não há como outro ramo do Judiciário imiscuir-se no controle de outro órgão jurisdicional", destacou a sentença.

A PU/SE é unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

Ref.: Ação Civil Pública nº 0800057-23.2014.4.05.8502
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet