Olhar Jurídico

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Eleitoral

COMPRA DE VOTOS

TRE nega investigação judicial contra Barranco e vaga de Taborelli na AL segue em disputa no TSE

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

TRE nega investigação judicial contra Barranco e vaga de Taborelli na AL segue em disputa no TSE
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) negou o pedido de abertura de investigação judicial interposto pelo Partido Verde (PV) contra o candidato ao cargo de deputado estadual em 2014, Valdir Barranco (PT). A frente do PV acusa o petista de doar lotes de terra em troca de votos. Partido Verde e PV travam uma verdadeira batalha pela cadeira ocupada, atualmente, por Pery Taborelli (PV): Barranco possui um recurso a ser julgado pelo Tribunal Superior sobre o seu registro de candidatura para o último pleito eleitoral.

Leia mais:
Pedido de vista do Ministro Toffoli adia julgamento sobre registro de Barranco


A desembargadora Maria Helena Póvoas Gargaglione foi a responsável por analisar o processo. “Narra o representante, em síntese, que o representado, na condição de superintende do INCRA em Mato Grosso, teria prometido doar terras aos eleitores da região de Intanhagá/MT que votassem em sua candidatura”, esclareceu Póvoas.

Conforme o autos, o Partido Verde solicitou a concessão de tutela antecipada para que fossem mantidos "congelados" os votos recebidos por Barranco em 2014. Analisando os fatos, a desembargadora negou a instauração da investigação. Tal sentença foi baseada na impossibilidade de interposição de ações em datas posteriores à diplomação dos eleitos.

A ação do PV era encarada como uma “carga” auxiliar para a futura decisão do TSE e a possível manutenção de Valdir Barranco nos quadros de políticos “ficha suja”. O petista foi acusado de superfaturamento de mais de 7.000% na compra de medicamentos quando exercia o cargo de prefeito em Nova Bandeirantes. Na ocasião o MPE participou das investigações que determinaram a inelegibilidade do ex-prefeito.

Caso Valdir Barranco consiga o deferimento do seu registro o quadro de eleitos para a Casa de Leis será alterado. A coligação ‘Amor a Nossa Gente’ (PT, PR, PMDB e PROS) passará a contar com nove deputados estaduais e a Frentinha, liderada pelo Partido Verde (PV), perderia uma cadeira – hoje pertencente ao vereador Coronel Taborelli, deputado eleito e líder do PV na Câmara de Várzea Grande.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet