Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Criminal

EXTRAÇÃO E VENDA

Garimpeiros presos em Pontes e Lacerda conseguem liberdade no TRF

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Garimpeiros presos em Pontes e Lacerda conseguem liberdade no TRF
Os garimpeiros Danilo Lezier e Sebastião José dos Santos, presos na cidade de Pontes e Lacerda (450 Km de Cuiabá) por suposta extração e comercialização ilegal de ouro no garimpo Serra do Caldeirão, tiveram pedido de liberdade em habeas corpus acatado, nesta terça-feira (15), pela magistrada convocada do Tribunal Refional Federal, Rosimayre Gonçalves de Carvalho.

Leia mais:

Propriedade de R$ 11 milhões e outros bens vão a leilão na Justiça do Trabalho; confira lista

As detenções, cumpridas em janeiro de 2016, foram substituídas por cautelares: Comparecimento mensal em juízo e o dever de não sair da comarca sem autorização. Lezier e José dos Santos também pagarão fiança estipulada em dez salários mínimos. Os advogados Ricardo Spinelli, Fabian Feguri e Lara Petrilli foram os responsáveis por assinar o procedimento jurídico.

O garimpo Serra do Caldeirão foi instalado ilegalmente em setembro de 2015 em uma área de 4 mil hectares, a dez quilômetros do centro de Pontes e Lacerda. No auge da ocupação, o local chegou a ter oito mil pessoas dedicadas direta ou indiretamente à exploração ilegal do ouro.

A Justiça Federal determinou, por diversas vezes, operações para desocupação da área. Forças de segurança ainda desempenham trabalho constante para impedir uma nova ocupação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet