Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Consumidor

liminar

MT Saúde descumpre decisão e pode ter as verbas bloqueadas

MT Saúde descumpre decisão e pode ter as verbas bloqueadas
A Justiça Estadual concedeu liminar no dia 21 de setembro a uma mulher de 73 anos contra o plano de saúde MT Saúde para que lhe garanta o direito de realizar procedimentos médicos para tratamento de um tumor no intestino.

Segundo a assessoria de imprensa da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, a usuária do MT Saúde estava com uma cirurgia marcada aguardando internação quando foi notificada que o plano havia suspenso todas as cirurgias.

A família da paciente alegou não ter condições financeiras para arcar com todos os custos do procedimento, que totalizam aproximadamente R$ 33 mil, e recorreram à Defensoria.

Ação contra o Plano de Saúde

Conforme apurou a assessoria, a defensora pública Jaqueline Maria de Oliveira impetrou uma ação de obrigação de fazer contra o MT Saúde e afirmou que a cobertura dos planos de saúde deve ser obrigatória para casos de urgência e emergência nos termos do artigo 35-c da lei 9656/98. Jaqueline completou: “os serviços de assistência à saúde são cada vez mais caros e complexos, inacessíveis à renda da maior parte dos indivíduos e famílias, que é obrigada a confiar nas promessas de segurança contra os riscos que a levou a contratar um plano de saúde”.

- Funcionários que possuem plano MT Saúde procuram DP

- Ministério Público notifica Governo Estado para quitar fornecedores do MT Saúde


Com certa celeridade, uma decisão liminar favorável à paciente foi concedida pelo juiz José Antônio Bezerra Filho, porém, o MT Saúde se negou a cumprir a decisão judicial.

Diante do descumprimento, o defensor público Francisco Framarion Pinheiro Junior orientou a família levantasse documentos que comprovem o valor do procedimento médico e que protocolasse um novo pedido com o objetivo de admoestar pessoalmente o presidente do MT Saúde a prover o cumprimento da liminar, sob pena de prisão e bloqueio de recursos.

Agora, a família e a paciente aguardam a autorização da Justiça que bloqueie os recursos para que a paciente realize sua cirurgia e usufrua dos serviços já pagos ao plano de saúde do governo do Estado.

Com informações da assessoria de imprensa da Defensoria Pública de Mato Grosso

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet