Olhar Jurídico

Sábado, 01 de junho de 2024

Notícias | Eleitoral

Questiona argumentos

Último lugar nas pesquisas, Renato Santana move ação contra TVCA para participar de debate

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Último lugar nas pesquisas, Renato Santana move ação contra TVCA para participar de debate
Impedido de participar do debate promovido pela filial da Rede Globo em Mato Grosso, TV Centro América, o candidato a prefeito de Cuiabá, Renato Santtana, da Rede Sustentabilidade, ingressou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) uma ação contra a emissora. O argumento da empresa é que ele não alcançou a margem de 5% na segunda rodada de pesquisas do IBOPE, divulgada na última semana. Além disso, desde o ano passado as emissoras não são obrigadas a convidar candidatos de partidos que ocupem menos de nove cadeiras na Câmara Federal.


Leia Mais:
Renato Santtana afirma que Julier é despreparado emocionalmente e promete ação judicial após ser chamado de “laranja”

Este ponto também foi questionado por Renato, uma vez que o candidato do PSOL, Procurador Mauro, poderá participar do debate mesmo sem a representatividade de deputados federais. Na pesquisa ele lidera as intenções de voto na Capital, com 24% do total, enquanto Renato figura na última colocação, com apenas 1%.

"A gente entende que a legislação foi objetiva ao dizer que os partidos que não têm nove deputados federais não podem participar dos debates. Entretanto, existe uma ressalva. As emissoras podem convidar o candidato, o que consiste em um objeto democrático. Mas não é o que está sendo feito. Faz parte do jogo democrático que todos os cidadãos têm direito a ouvir as propostas dos partidos", diz.

Renato explica ainda que o partido não completou nem um ano e que não tem condições da Rede aparecer com representatividade nas pesquisas em tão pouco tempo de campanha. E afirma que essa decisão, da emissora, fere os direitos da democracia. O debate está marcado para o dia 29 de setembro.

"Eles não possuem nove parlamentares assim como nós, mas já participaram de seis eleições, por isso apresenta um índice maior que o nosso nas pesquisas. Já a Rede, irá completar um ano dia 22 deste mês. Não podemos aceitar e por isso judicializamos na Justiça Eleitoral. Ou os seis partidos estejam no debate ou apenas os quatro que tem mais de nove deputados federais, PRB, PSDB, PMDB e PDT", afirma.

Ele ressaltou que essa atitude prejudica a campanha da Rede por não dar oportunidade de apresentar suas propostas. "Devemos apresentar no debate argumentos que ajudam o eleitor a decidir o seu voto. Não aceitamos que calem nossa voz. Agora está nas mãos do judiciário. Esperamos que a justiça sinalize que estamos no século XXI, no tempo da democracia e da transparência. Não podemos voltar ao passado, no tempo da censura, temos que caminhar rumo ao futuro".
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet