Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

cota de gênero

MP investiga 249 candidaturas de mulheres suspeitas de serem "laranjas"; elas não receberam nenhum voto

MP investiga 249 candidaturas de mulheres suspeitas de serem
No total, 249 candidatas que não receberam nenhum voto serão investigadas pela Procuradoria Regional Eleitoral. A suspeita do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que enviou a relação das candidaturas femininas ao Ministério Público, é de que as coligações teriam utilizado o nome das mulheres como “candidatas laranjas”, apenas para preencher as cotas de gênero prevista por lei.

Leia mais:
Ministros restabelecem condenação de jovem após TJMT considerar estupro como um “beijo roubado"

Em Mato Grosso houve 266 candidatos com registro deferido e votação zero. Desse total, apenas 17 são do sexo masculino. A esmagadora maioria, ou seja, 249 candidaturas, são do sexo feminino. Números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demonstram que, em todo o país, 14.417 mulheres registradas como candidatas terminaram a eleição com votação zerada, mesmo tendo sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral, indício forte de que houve candidatura fictícia.

Os procuradores eleitorais devem apurar a veracidade dessas candidaturas conferindo assinaturas e documentos que constam no processo de registro de candidatura. Eles também devem verificar se houve gastos de campanha, uma vez que nas candidaturas fictícias é comum a inexistência de investimento na campanha eleitoral.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet