Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO SODOMA

Ex-secretário Marcel de Cursi sofre nova derrota em pedidos de liberdade no STJ

30 Nov 2016 - 15:40

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Marcel de Cursi no CCC

Marcel de Cursi no CCC

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Saldanha Palheiro, indeferiu liminar que colocaria o ex-secretário de Fazenda , Marcel Souza de Cursi em liberdade. A decisão foi proferida na tarde desta terça-feira (29). Corréu do ex-governador Silval Barbosa, Cursi está preso desde setembro de 2015 por conta das três fases da “Operação Sodoma”, que apura esquema de fraudes e lavagem de dinheiro no governo do Estado.

Leia mais:
Propinas cobradas em fraude da Seduc quitariam dívidas de campanha com gráficas, revela empresário

Na cadeia há 440 dias, Cursi foi preso quando estourou a primeira fase da “Operação Sodoma”, no fim do ano passado. Ele conseguiu anular a decisão, mas se manteve preso por força de novo decreto de prisão, pela “Operação Sodoma 2”. Igualmente, Cursi anulou esta prisão, mas se mantém no Centro de Custódia da Capital (CCC) por conta da quarta fase.

Os advogados alegam que, ao decretar as prisões preventivas, a juíza Selma Rosane de Arruda, da Sétima Vara Criminal não comprovou que Cursi colocaria em risco as investigações. A defesa também cita que a juíza atua com “parcialidade” e “arbitrariedade” e garante que o réu procura sempre contribuir para esclarecer as investigações.

Ouvido em interrogatório, Cursi afirmou que procurou o MPE para apresentar informações, entretanto não foram consideradas suficientemente interessantes para firmar qualquer acordo.

O ex-secretário de Fazenda é apontado como o “mentor intelectual” do esquema de desvio de dinheiro e cobrança de propina. Além de ser delatado pelos ex-secretários César Zílio e Pedro Elias, Cursi também foi citado por Pedro Nadaf que aceitou recentemente colaborar com a justiça durante reinterrogatório da Sodoma.

O papel de Cursi no esquema, segundo os delatores, era dar aparência de legalidade aos negócios ilegais que tinham como suposto líder o ex-governador Silval Barbosa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet