Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO SODOMA 3

José Riva e ex-secretários de Silval são reinterrogados em processo da Sodoma

13 Dez 2016 - 10:00

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

José Geraldo Riva

José Geraldo Riva

A Sétima Vara Criminal retoma nesta terça-feira (13) a ação penal oriunda da “Operação Sodoma 2 e 3” com reinterrogatórios do ex-deputado José Geraldo Riva, do ex-secretário de Administração (SAD), César Zílio, e do suposto braço armado de Silval Barbosa, o Coronel José Jesus Nunes Cordeiro, que atuou como Secretário Adjunto de Administração. A audiência ocorre sob-batuta da magistrada Selma Rosane Arruda, às 13h30.

Leia mais:
Delator afirma que rádio de Leitão foi usada em esquema de fraudes na Secretaria de Educação

Os reinterrogatórios são um pedido dos três réus, tendo em vista as informações trazidas em relação ao acusado Antônio Roni de Liz. Na prática, também serve para adiar a fase de sentença, que seria o próximo passo nesta ação penal. Enquanto isso tramitam recursos que tentam afastar Selma da “Sodoma”.

De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), Antonio Roni de Liz e Evandro Gustavo Pontes da Silva teriam agido como comparsas de Wallace Guimarães no esquema da “Sodoma”.

A comunhão dos três garantiu a entrega de R$ 2 milhões à organização criminosa “para que fosse autorizada a adesão de várias Secretarias e/ou contratação de empresas gráficas, parcialmente identificadas, no Pregão 093/2011, com o propósito de simular fornecimento e promover o desvio de receita pública”, segundo consta dos autos. Fraude esta que é objeto de outra investigação policial.

Entenda o Caso

O MPE denunciou 17 pessoas pelos crimes de fraude em licitação, fraude processual, lavagem de dinheiro e crime contra a administração pública. Entre os denunciados estão o ex-governador SIlval Barbosa, o ex-deputado estadual José Riva e o ex-prefeito de Várzea Grande, Wallace dos Santos Guimarães.

São denunciados, ainda, Marcel Souza de Cursi, Pedro Jamil Nadaf, Rodrigo da Cunha Barbosa, Silvio Cezar Correa Araújo,José Jesus Nunes Cordeiro, César Roberto Zílio, Pedro Elias Domingues, Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, Karla Cecília de Oliveira,Tiago Vieira de Souza,Fábio Drumond Formiga, Bruno Sampaio Saldanha,Antonio Roni de Liz e Evandro Gustavo Pontes da Silva.

A denúncia foi proposta pela promotora de Justiça Ana Cristina Bardusco Silva, no dia 12 de abril. O caso é conseqüência da Operação Sodoma, na junção de todas as fases.

Os fatos, levantados nas quatro fases da “Operação Sodoma, apontam que Silval moldou o Poder Executivo para que agentes públicos praticassem crimes de fraude em licitação, fraude processual lavagem de dinheiro e crime contra a administração pública. Rodrigo, filho do ex-governador, séria o representante do “líder”, que, segundo o MPE por “razões obvias”, deveria ocultar sua identidade.

“A revelação tardia da participação de Rodrigo Barbosa nas investigações em curso, poderá provocar a conclusão que sua atuação era limitada e, portanto, pouco perceptível, tratando-se de membro de pouca expressão na organização criminosa. Sem dúvida conclusão equivocada, pois, ao contrário, a sua importância é proporcional à proteção que sua identidade recebeu ao longo da atuação da organização criminosa”, afirma trecho da denúncia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet