Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

poluição visual

Ministério Público requer retirada de painéis de LED instalados sem licitação em avenidas de Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ministério Público requer retirada de painéis de LED instalados sem licitação em avenidas de Cuiabá
O Ministério Público do Estado (MPE) entrou com Ação Civil Pública pedindo a retirada de painéis de LED instalados  "de forma irregular e sem licenciamento" nas avenidas Isaac Póvoas, n º 950 e na Getúlio Vargas, esquina com a Presidente Marques. De acordo com a 29ª Promotoria de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, autora da ação, o Estado deve retirar os painéis, - de propriedade da empresa Mídia Mato Grosso Propaganda e Publicidade Ltda - , no prazo máximo de 10 dias. 

Leia mais:
Ex-secretário Permínio fala novamente ao Gaeco sobre fraudes em licitações na Seduc

Os painéis de LED, conforme o promotor Carlos Eduardo Silva, encontram-se funcionando de forma irregular há mais de dois anos. A empresa já foi autuada e notificada pela prefeitura para retirá-los. “Vê-se que nenhuma providência foi adotada pela demandada, que, aproveitando-se da falta de condições logísticas do Poder Público para a remoção dos equipamentos, continua a explorar comercialmente a publicidade nos referidos locais”.

Para o promotor, agindo desta forma a empresa demonstra deliberado interesse em continuar descumprindo a legislação, obtendo lucros com a publicidade ilegal feita em ambos os painéis, em detrimento do interesse público.

“Em virtude dos significativos danos à paisagem, outra alternativa não resta ao Ministério Público senão a de invocar a intervenção do Poder Judiciário para que seja ordenada a retirada dos equipamentos indevidamente instalados pela demandada, bem como para que seja arbitrada, a título de reparação pelos danos extrapatrimoniais causados ao meio ambiente ao longo do tempo, a importância de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais)”.

O MP requer ainda a fixação de multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais), em caso de descumprimento, além da aplicação das demais sanções previstas para se conferir efetivamente ao comando judicial.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet