Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Criminal

BASTIDORES

Nomes delatados por Silval serão enviados para Tribunais e prisões devem acontecer diante da gravidade dos fatos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Nomes delatados por Silval serão enviados para Tribunais e prisões devem acontecer diante da gravidade dos fatos
Citados na delação premiada do ex-governador Silval Barbosa recentemente homologada no STF devem estar de malas prontas para uma eventual prisão. Em conseqüência dos trechos vazados pela imprensa nacional, a Procuradoria Geral da Republica (PGR) deve requerer nos próximos dias que sejam procedidas buscas e apreensões e prisões preventivas. Os fatos narrados na delação são graves.
 
Leia mais:
TRE-MT torna Serys inelegível por oito anos e determina redistribuição de votos a vereadores de Cuiabá


Conforme fonte consultada pelo Olhar Jurídico, a delação de Silval Barbosa foi apenas homologada. Ocorre que a PGR fará nas próximas semanas requerimentos complementares.

Entre os requerimentos, constará o pedido de desmembramento, por nomes, de todas as revelações feitas pelo ex-governador. Prisões também devem acontecer diante da gravidade dos fatos
 
Foram citados por Silval os seguintes nomes: Emanuel Pinheiro, os então deputados estaduais na gestão Barbosa, Luciane Bezerra (PSB), Alexandre César (PT), Herminio Barreto (PR) e o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), além do deputado José Domingos Fraga (PSD). Estes nomes foram filmados durante atitude suspeita.
 
Constam ainda na delação de Silval o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli, o conselheiro afastado Sérgio Ricardo, o Senador Wellington Fagundes (PR), também senador Cidinho Santos (PR), o ministro da agricultura Blairo Maggi (PP), o ex-secretário de Fazenda Eder Morais, o ex- diretior do Dnit Luiz Antonio Pagot, Carlos Bezerra (PMDB), o governador Pedro Taques (PSDB), o ex-secretário de Casa Civil Pedro Nadaf, o ex-secretário de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra) Cinésio Nunes, O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), o ex-prefeito Mauro Mendes (PSB), e o ex-chefe de gabinete de Silval, Silvio Cersar Correa Araujo.
 
Com os desmembramentos por nomes, diversos órgãos do Judiciário procederão a investigações e futuras proposições de ações.
 
Conforme o Artigo 102 da Constituição Federal, compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar os membros do Congresso Nacional e ministros. Serão arrolados no STF nomes como o do Ministro Blairo Maggi, o deputado José Domingos Fraga e o Senador Wellington Fagundes.
 
Segundo o Artigo 105 da Constituição Federal, compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar os governadores dos Estados e os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas. Serão arrolados nesta instância nomes como o do Governador Pedro Taques e do Conselheiro afastado do Tribunal de Contas, Sérgio Ricardo.
 
Em esfera estadual, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, serão arrolados nomes de deputados estaduais e prefeitos. Emanuel Pinheiro e Oscar Bezerra serão investigados nesta jurisdição.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet