Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Civil

INQUÉRITO CIVIL

MPE investiga construtora acusada de pagar propinas para Bezerra em obras da MT-060

11 Set 2017 - 09:30

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Carlos Bezerra

Carlos Bezerra

O promotor de Justiça Henrique Schneider Neto, da Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, instaurou investigação para apurar supostas irregularidades nas obras executadas na Estrada Parque Transpantaneira, conhecida como rodovia MT- 060. A portaria foi assinada no último dia 04.

A obra fora executada pela EBC - Empresa Brasileira de Construções Ltda., que teria repassado propinas para o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB-MT), conforme delação premiada do ex-governador Silval da Cunha Barbosa.

Leia mais:
Taques pede que MP suspenda e impeça investigações de Zaque contra Governo do Estado

“Foram identificadas supostas irregularidades nas obras executadas na rodovia MT- 060 pela empresa EBC- Empresa Brasileira de Construções Ltda, no trecho de entroncamento com a BR 070, no município de Poconé- MT”, considerou o Ministério Público Estadual (MPE).

O expediente leva em conta encaminhamento da Controladoria Geral do Estado e o Acordão proferido em 16 de fevereiro de 2016 pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

A estrada parque Transpantaneira conta com 147 quilômetros de extensão e liga Poconé até a localidade de Porto Jofre, no coração do Pantanal mato-grossense.

O inquérito deverá ser concluído dentro de um ano.

Efeito Silval:

A investigação é resultado da delação premiada do ex-governador Silval da Cunha Barbosa. Aos investigadores federais, o colaborador conta que durante campanha ao cargo de deputado federal, em 2010, Carlos Bezerra contraiu um empréstimo ilegal de R$ 4 milhões com a empresária Marilena, da Construmóveis, pedindo que o ex-governador fosse o avalista. Concordando, Silval assinou cheques emitidos por Bezerra em garantia para Marilena.

Para quitar a dívida, o deputado Carlos Bezerra teria combinado com Silval Barbosa a captação de propinas de diversas obras do Estado, dentre elas, do recapeamento da MT-060, que liga Poconé a Cuiabá, efetuado pela empresa EBC - Empresa Brasileira de Construções Ltda.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet