Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Fênix

Gaeco cumpre mais de 200 mandados contra advogados, delegados e investigadores em MT, PR e MG

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto/Ilustração

Gaeco cumpre mais de 200 mandados contra advogados, delegados e investigadores em MT, PR e MG
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de Uberlândia (MG), cumpre nesta terça-feira (19) mandados da ‘Operação Fênix’, que visa combater corrupção, associação criminosa, roubos, falsidade ideológica e outros crimes em Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná.

Leia também:
PF cumpre mandados contra quadrilha que movimentou R$ 400 milhões e 6 toneladas de ouro ilegalmente

Ao todo, conforme o Ministério Público Estadual (MPE), são cumpridos 200 mandados de prisão preventiva contra 136 pessoas (sendo que há investigados contra os quais foi expedido mais de um mandado de prisão preventiva).
 
Entre os alvos estão delegados de Polícia Civil, chefes de departamento, escrivães, investigadores e advogados. Até às 9 horas, pelo menos 57 policiais civis já haviam sido presos, entre eles dez delegados, sendo três chefes regionais. Ainda não foram divulgados os nomes dos envolvidos. Também foram expedidos 121 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva.
 
Em Mato Grosso, a ação ocorre em Cuiabá. Ordens também são cumpridas em Uberlândia, Uberaba, Araguari, Patos de Minas, Patrocínio, Monte Alegre de Minas, Passos, Pouso Alegre, Araxá e Belo Horizonte, além de Cascavel (PR).
 
A operação, que recebeu o nome de "Fênix", é um desdobramento de outras três operações distintas. Dentre os crimes investigados estão associação para o tráfico de drogas, obstrução de Justiça, organização criminosa, receptação, corrupção passiva e ativa, estelionato.
 
A ação conta com o apoio da Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Estadual. Participam da operação cinco promotores de Justiça, auditores da Receita Estadual, 500 policiais militares e 150 policiais rodoviários federais. Os prédios das delegacias regionais de Uberlândia e Araguari foram alvo de buscas que contaram com o apoio da Receita.

A PJC enviou a seguinte nota:

A Polícia Judiciária Civil comunica que não há nenhum membro da instituição de Mato Grosso envolvido nas investigações da operação “Fênix”, deflagrada nesta terça-feira (19.12), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Minas Gerais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet