Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO ARARATH

Documento revela que ex-procurador Chico Lima fez delação premiada ao MPF

07 Fev 2018 - 11:54

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

Documento revela que ex-procurador Chico Lima fez delação premiada ao MPF
O ex-procurador-geral do Estado Francisco Gomes de Andrade Lima Filho ("Chico Lima") colaborou com o Ministério Público Federal (MPF) em troca de um acordo de delação. Corréu do ex-governador do Estado Silval da Cunha Barbosa em pelo menos 07 ações penais, Chico Lima já foi condenado a 15 anos e 6 meses de reclusão pela "Operação Sodoma". 

Leia mais:
"Ganancioso", Lima é condenado a 15 anos; "longa manus", Silvio pega 5 anos após colaborar

A prova do acordo de delação é o ofício encaminhado pela Procuradora da República Vanessa Christina Zago em 24 de julho de 2017 ao então Procurador-Geral da República Rodrigo Janot. O documento foi obtido pelo site Gazeta Digital.

Embora haja comprovação da negociação do acordo de delação, não se sabe se o mesmo foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O caso está em sigilo.



Ainda conforme Gazeta Digital, o documento tramitou no mesmo inquérito que negociou o acordo de colaboração de Silval, no âmbito das investigações da Polícia Federal, pela "Operação Ararath".

Procurador do Estado durante a gestão Silval Barbosa (PMDB), Chico Lima é apontado como um principais articuladores e executores dos esquemas de fraudes da "Sodoma" e da "Seven".

Conforme a magistrada da Vara Contra o Crime Organizado de Cuiabá, Selma Rosane Arruda, Lima foi designado especialmente para atuar em casos que interessavam à organização criminosa, manipulando pareceres e desfavorecendo a Administração Pública.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet