Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

TRT/MT realiza treinamentos e simulações no PJe no Paraná

Parte da equipe mato-grossense que ministrou treinamentos e realizou simulações no PJe-JT no TRTR do Paraná
Servidores do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso realizaram de segunda (15) a quinta-feira (18) uma série de atividades no Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) no TRT do Paraná. Os trabalhos ocorreram no contexto da instalação do novo sistema de tramitação, realizada na manhã desta sexta-feira (19).

Foram realizados ao longo da semana tanto simulações de funcionamento do PJe-JT no 1º e 2º graus quanto treinamentos sobre o sistema para secretários de turmas, assessores de gabinetes e chefes de seções. A equipe também auxiliou na capacitação dos desembargadores do TRT/PR.

A cerimônia de lançamento do PJe-JT ocorreu na sede do TRT paranaense. A Vara do Trabalho de Pinhais foi escolhida para ser a primeira unidade do estado a usar a ferramenta em 1º grau. Já o módulo de 2º grau será utilizado inicialmente para recebimento de mandados de segurança impetrados no TRT daquela região.

No final de agosto, um grupo de servidores do Tribunal do Paraná esteve em Cuiabá para conhecer os procedimentos necessários à implantação do PJe-JT, bem como as experiências que o TRT/MT têm no processo. A equipe realizou análises e estudos dos aspectos de planejamento, infraestrutura e demais recursos na área de TI necessários.

O CSJT definiu a 23ª Região como padrinho na instalação do novo sistema de tramitação do Tribunal paranaense.

PJe-JT em Mato Grosso

Mato Grosso foi um dos estados pioneiros na implantação do PJe na Justiça do Trabalho. Além da Vara de Várzea Grande ter sido escolhida como uma das unidades piloto do projeto, sendo a terceira do país a operar através do sistema, Cuiabá tornou-se no dia 21 de setembro a segunda capital a ter 100% de suas unidades de primeira instância rodando o PJe-JT.

Atualmente, 34% das varas do trabalho do Estado não recebem mais processos em papel e a programação, já aprovada pelo CSJT, estabelece que até o final deste ano este número suba para os 50%. A perspectiva do TRT de Mato Grosso e que até fevereiro de 2013 todas as 38 unidades de primeira instância estejam totalmente integradas ao novo sistema de tramitação eletrônica.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet