Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Criminal

DE CURITIBA PARA CUIABÁ

MP estuda implantação de 'Núcleo de Inteligência' em MT

22 Mar 2018 - 08:42

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

MP estuda implantação de 'Núcleo de Inteligência' em MT
O Ministério Público Estadual (MPE) estuda a implantação de um Núcleo de Inteligência para combate a corrupção em Mato Grosso. Na última terça-feira (20), o órgão ministerial estudou a possibilidde de instalação de softwares investigativos avançados e  a construção de um "laboratório de lavagem de dinheiro".

A implantação do Núcleo de Inteligência do MPE é responsabilidade da Comissão Interdisciplinar e tem sido acompanhada de perto pelo procurador-geral Mauro Curvo. 

Leia mais:
Sistema comum nos EUA, multipropriedade tem projeto aprovado no Senado


“O Ministério Público de Mato Grosso está investindo no caminho certo. Hoje não há nenhuma possibilidade de se atingir resultados expressivos sem o apoio e ajuda da tecnologia da informação. Não só estão investindo no caminho certo, como estão investindo no caminho mais efetivo de se atingir o objetivo que todo cidadão deseja que é senão acabar com a corrupção, mas pelo menos amenizá-la, diminuí-la e tornar as coisas mais transparentes para a sociedade”, ressaltou o promotor de Justiça Militar, Luiz Felipe Carvalho Silva. Ele também é coordenador do Centro de Pesquisa, Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Apoio à Investigação (CPADSI) do MPE.

O procurador-geral Mauro Benedito Pouso Curvo enfatizou que o projeto, que inclui também o laboratório de lavagem de dinheiro, está sendo construído com toda a cautela para maximizar a utilização dos recursos públicos. Além de se espelhar em iniciativas de sucesso, a instituição também está buscando parcerias com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e órgãos de controle como Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Estado.

Investigação nas nuvens:

A reunião contou com a participação de Procuradores de Justiça, promotores de Justiça e representantes de outras instituições. Entre eles, o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em MT, Alexandre Giraux Cavalcanti; o secretário-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, Volmar Bucco Júnior; a diretora do Instituto de Computação da UFMT, doutora Cláudia Aparecida Martins; e o diretor adjunto do Instituto de Computação da UFMT, doutor Alan Gonçalves de Oliveira.

No encerramento da programação, o Ministério Público de Mato Grosso apresentou a Estação de Acesso aos Aplicativos da Nuvem (Cloud Station), desenvolvida a partir de um Raspberry PI3, equipamento normalmente utilizado para automação residencial e também em meios acadêmicos. A inovação partiu de servidores do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).

Do tamanho de uma carteira, a estação possibilita ao usuário o acesso a todos os documentos das pastas corporativas e aos sistemas de gerenciamento de processos utilizados pelo Ministério Público. A diferença é que, ao contrário do que acontece hoje, quando todos os arquivos são armazenados na CPU e, portanto, só podem ser manuseados no ambiente de trabalho, o novo equipamento possibilita o acesso aos arquivos que ficam salvos na nuvem privada do MP. E a segurança é a mesma, já que o sistema continua exigindo usuário e senha.

Além da praticidade, o equipamento possibilitará uma redução considerável de custos com a aquisição de computadores e energia elétrica. “A estação de trabalho custará um sexto do que hoje gastamos com a aquisição de um computador. Além disso, o gasto com a energia também será reduzido consideravelmente. Conforme estimativa do simulador da Companhia Paranaense de Energia (Copel), hoje, para o funcionamento de um computador gasta-se em torno de R$ 70,00 (mês), com a estação de trabalho esse valor será reduzido para R$ 7,00”,destacou o procurador-geral de Justiça.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet