Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Consumidor

TJDFT faz ranking dos melhores índices de conciliação

O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) divulgou o ranking das instituições que obtiverem melhor índice de conciliação durante a 7ª. Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país. É a primeira vez que o TJDFT faz um mapeamento do desempenho das instituições participantes do mutirão. O primeiro lugar no índice de processos conciliados ficou com o Cartão BrB (91%); de 22 audiências realizadas, houve conciliação em 20. Em segundo lugar ficou o Banco Itaú (86%) e o Citibank (69%). Veja, abaixo, o quadro de número de audiências por instituição e o de acordos conseguidos.

O Banco do Brasil ficou em 4º lugar, como 67% de processos conciliados; atrás o Bradesco (62%); empatados com índice de 50% ficaram o BRB (50%), o site Decolar.com e as Casas Bahia. Na lanterna, o Citicard (43%) e o Santander (42%).

No último dia do evento, designado para as tratativas dos processos da empresa VIVO, o índice de acordos surpreendeu os juízes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis. Foram alcançados 100% de acordos. O resultado aponta para o que o coordenador do Núcleo (NUPEMEC), Marcelo Girade, acredita ser o diferencial das instituições exitosas: preparação.

“O índice de acordo sobe quando os representantes das instituições analisam as particularidades de cada processo e elaboram propostas compatíveis com cada situação. Sem contar que, além de aumentar o nível de adequação, as partes se sentem mais respeitadas”, diz Girade. Instrutor de conciliadores e mediadores, Girade também aponta a preparação da equipe como outro ponto fundamental para um bom resultado.

“A equipe que representa a instituição deve ter um perfil conciliatório adequado e bem preparado. A verdade é que se as instituições investirem nessa direção terão melhores resultados”, reforça.

Entre os dias 7 e 14 de novembro, o Núcleo fez aproximadamente 800 audiências de conciliação; obtendo um índice de 65% de acordos, em um total de R$ 2 milhões negociados. Nos seis dias, foram atendidas 1.741 pessoas. A Semana Nacional de Conciliação tem como objetivo reduzir os processos judiciais que sobrecarregam os tribunais do país e pacificar as partes em conflito. Participaram do mutirão 22 juízes, 172 conciliadores e 46 colaboradores.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet