Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

PROCURADOR-GERAL

Com 206 votos, Deosdete Júnior vence eleição para lista tríplice do Ministério Público

Foto: MPMT

Com 206 votos, Deosdete Júnior vence eleição para lista tríplice do Ministério Público
Com 206 votos, Deosdete Cruz Júnior venceu a lista tríplice para o cargo de procurador-geral da Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, na tarde desta segunda-feira (5). Ele foi escolhido pelos membros da instituição e conquistou o primeiro lugar na lista que será encaminhada ao governador Mauro Mendes (União), que escolherá o nome que chefiará o MP nos próximos dois anos. Em segundo ficou a única candidata na disputa, a promotora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, que recebeu 76 votos.

Leia mais: 
Procurador-geral é escolhido por colegas em eleição direta para permanecer no cargo

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, procurador de Justiça Ezequiel Borges, a lista será encaminhada ao Colégio de Procuradores de Justiça que deve se reunir na próxima segunda-feira (12) para homologação do resultado. 

Após homologação, o PGJ encaminhará a lista ao Governador, para que ele realize a nomeação. Em Mato Grosso, a escolha da categoria é tradicionalmente respeitada. Em 2019, Mauro Mendes respeitou a ordem da votação e nomeou José Antônio Borges, que havia sido escolhido pela maioria.

A posse do novo procurador-geral de Justiça ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro. Participaram da eleição todos os 258 votantes, sem registro de abstenção e voto em branco. O primeiro colocado obteve 180 votos singulares e a concorrente 50.

Na manhã da última quinta-feira (01), os integrantes da Comissão Eleitoral emitiram a zerésima, comprovando a inexistência de registros de voto no sistema. Participaram da checagem o procurador de Justiça e presidente da Comissão Eleitoral, Ezequiel Borges, os demais integrantes da Comissão, promotores de Justiça Carlos Eduardo Silva e Daniele Crema da Rocha, os representantes dos dois candidatos, os promotores de Justiça Adriano Augusto Streicher Souza, Tiago de Sousa Afonso da Silva e Sasenazy Soares Rocha Daufenbach, além de técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação.

O presidente da Comissão Eleitoral explicou que o sistema de votação esteve disponível no módulo Eleições no portal de aplicativos do Ministério Público até as 17h desta segunda-feira (05). A apuração dos votos ocorreu de forma presencial no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça após o encerramento da votação.

O voto pôde ser exercido unicamente por meio do sistema eletrônico. Durante o período de votação, o sistema forneceu informações apenas sobre o percentual de participação dos eleitores. Somente após o encerramento, foi possível verificar a quantidade de votos recebidos por candidato.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet